quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um dia atípico


Ontem foi um daqueles dias EXTRAordinário!!Sem saber "COMO" nem "PORQUÊ", fui convocada para fazer parte de um "JÚRI POPULAR", isso mesmo, aqueles que aparecem nos filmes policiais, pelo menos eu só havia assistido julgamento popular em filmes, e foi isso mesmo que me pareceu, ali, sentada naquele tribunal, lendo um processo criminal, ouvindo uma calorosa explanação do caso pelos Excelentíssimos Doutores Promotor e Defensor Públicos diante da Meritíssima Juíza de Direito, eu me senti parte do elenco de um filme, algumas vezes me perguntei se eu estaria sonhando. Importante dizer que eu descobri , mais uma vez, que existem outros "mundos" além do meu,tão Real, tão Perto e tão Desconhecido. Descobri também que , como cidadã, é bem mais fácil criticar e julgar quando não há sobre mim nenhuma responsabilidade,e que quando eu POSSO fazer alguma coisa, eu prefiriria me eximir de tal responsabilidade, e voltar para o meu mundinho "cor de rosa".Um dia para me fazer refletir no meu papel como pessoa, como "contribuinte" (no mais amplo sentido da palavra)e como cidadã. Foram mais de 6 horas de julgamento, num caso de tentativa de homicídio que mexeu com a vida de várias pessoas, inclusive a minha, que além de todo o processo emocional da situação, fui declarada "Jurada" vitalícia...Que Deus me ajude!!!

"Não quero chegar ao fim da vida e descobrir que viví toda a sua extensão. Quero ter vivído também toda a sua largura." (Diane Ackerman)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário