quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cistite

Nocauteada por uma cistite. Foi assim que me senti nesses últimos dias. Visitando o PS e conversando com algumas amigas, descobri o quanto estamos suscetíveis à essa enfermidade, que pode ser causada por muitos fatores, mas sempre com algo em comum. Descobri também que, apesar de tão comum, se não for devidamente tratada, pode evoluir para uma enfermidade bem mais séria."Procurando" o "Dr. Google" achei algumas dicas e sites interessantes sobre o assunto e resolvi compartilhar com vocês. Aqui está:
"Se você foi diagnosticada com cistite, pelo seu médico, você faz parte de um grande número de mulheres em todo o mundo. A cistite não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção para ser facilmente vencida.
A cistite apresenta sintomas característicos: ardor e dor durante a micção. Pronto, já é motivo de suspeita ir ao banheiro várias vezes. Fazer pouco xixi também é motivo de alerta.
O que é cistite? - Cistite é uma inflamação ascendente da vagina a partir da uretra até a bexiga, causada primordialmente por uma bactéria chamada Escherichia coli. Faz parte do grupo de infecções urinárias que levam 1,5 milhão de pessoas a hospitais nos Estados Unidos todos os anos, a maioria constituída de mulheres.
Como se contrai a cistite? - Ela é decorrente geralmente de contenção urinária, do coito prolongado ou repetido em intervalos curtos ou da fricção excessiva da vulva. A mudança da urina de ácida para alcalina inibe o mecanismo de defesa presente no sistema urinário.
Quais são os outros fatores que favorecem a ocorrência da cistite? - Repetidas infecções do trato urinário promovem grande número de organismos anormais no vestíbulo vaginal. Já a anestesia geral, o regime alimentar de frutas, o repouso obrigatório pós-cirúrgico favorecem a alcalinização da urina e a multiplicação de germes. Mesmo com todos os cuidados de desinfecção de sondas ou de instrumentação uretral, estes também são grandes aliados para desencadear a cistite.
Só as mulheres têm cistite? - Não. Mas a mulher é mais vulnerável a esta infecção devido a sua uretra ser mais curta e facilitar o acesso das bactérias até a bexiga, enquanto nos homens é ocasionada pelo aumento da próstata provocando a a dificuldade do esvaziamento completo da bexiga.
O que pode acontecer caso a cistite não seja tratada corretamente? - Um tratamento que não é seguido por um devido acompanhamento médico permite que a cistite volte a afetar o organismo. Nos casos de tratamentos que requeriram várias tomadas, aumentam a probabilidade de reinfecções devido à interrupção do tratamento, ou por esquecimento ou por auto-avaliação da paciente quanto do desaparecimento dos sintomas. Embora não seja muito comum, não tratada devidamente, a cistite pode alcançar outros órgãos, sobretudo os rins, e complicar bastante o quadro, ocasionando, assim, uma nefrite (inflamação dos rins)."

Prender o xixi é algo que nunca devemos fazer (a não ser é claro quando estamos fora de casa e não temos outra opção). Vá ao banheiro sempre que for necessário, mesmo que isso signifique ir várias vezes ao dia. Outra coisa importante é beber bastante água, que lava nosso organismo por dentro e elimina as toxinas. A saúde agradece. :)

VISITE O SITE -http://www.tome1atitude.com.br/?gclid=CPur3-e26aYCFcXD7QodTS39Uw
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário