quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Teratoma



Cisto dermóide (ou teratoma) - é um tipo muito particular de cisto e um dos tumores benignos mais freqüentes. Ele surge a partir do desenvolvimento de células que restaram da fase embrionária da menina e que subitamente começam a se multiplicar. É como se elas acordassem de um longo período de hibernação, o que ocorre em torno da 2a – 4a década de vida. Ainda não se descobriu por quê, nem como isso acontece. Sabe-se, entretanto, que ele abriga vários tipos de estruturas como pêlos, tecido gorduroso, dente, pedaços de ossos e cartilagem. Como geralmente cresce na intimidade do ovário há, obrigatoriamente, uma distensão do mesmo. Ora, se isso não for bloqueado, o ovário acaba virando a própria “cobertura” do cisto, o que faz com que ele, enquanto órgão, praticamente desapareça! Além disso, o teratoma freqüentemente é bilateral e sua malignização ocorre em mais de 10% dos casos.
Na maioria das vezes os cistos de ovário são “silenciosos”, ou seja, não dão nenhum tipo de sintoma ou sinal. Entretanto, algumas coisas podem sugerir sua presença:

*Sensação de peso, inchaço ou dor no baixo ventre (em um ou ambos os lados).
*Aumento do volume abdominal.
*Dor durante a relação sexual.
*Aumento de pêlos no rosto ou em qualquer outra parte do corpo (geralmente em locais em que habitualmente só os homens têm).
*Dor aguda, severa, febre e/ou vômitos - quando relacionados com cisto de ovário, podem sinalizar a presença de hemorragia ou torção do órgão.

O diagnóstico pode ser feito com o exame físico, quando o médico avalia o tamanho dos ovários e/ou através da ultrassonografia. O último recurso utilizado para sua confirmação é a videolaparoscopia.

Finalmente há alguns aspectos a serem considerados, e que determinarão o tipo de tratamento:

*Tamanho e tipo do cisto (são fatores determinantes na terapêutica).
*Idade da mulher (se a mesma está em idade reprodutiva ou na menopausa).
*Desejo de engravidar.
*Estado geral de saúde.
*Severidade dos sintomas.

Pois é, como eu sou uma mulher consciente da importância da saúde do meu corpo, procuro fazer check-up completo anualmente, pois acredito que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças.
Num desses check-ups descobri um Teratoma no meu ovário direito, um cisto formado por resíduos fetais e embrionários, que será retirado , cirurgicamente, amanhã.
Uma mulher sábia, se ama e se cuida...Faça o preventivo regularmente!

***Eu vou e volto...

267 comentários:

  1. TAMBEM ACHO CONCORDO PLENAMENTE,DEVEMOS NOS AMAR CUIDE DO INTERIOR E DO SEU EXTERIOR AME A VIDA E VC!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com 1 em cada ovário e minha barriga está crescendo,tenho enjoo,ânsia de vômito e muitas dores de cólicas o ruim que estou trabalhando recebtemente e n sei o que faço,ja me encomoda demais para dormir e tudo.

      Excluir
    2. oi gente me chamo jonaira e recentemente descobrie que tinha no ovario esquerdo cisto dermoide de 10 cm, e meu medico pediu para operar, e foi retirado meu ovario,mas com um mes depois da cirurgia resolvie faser uma trasvaginal para ver como e que tava e descobrie que estava com outro cisto no ovario direito,estou preoculpada.

      Excluir
    3. Vc fez por laparoscopia ou laparotomia ??

      Excluir
  2. oi,como vc esta agora?eu tb estou com um teratoma e estou me preparando para operar eu tenho fe em deus que tudo vai dar certo.eu descobri ele ja tinha rompido mas ele voltou e com mais um no ovario esquerdo mas eu estou feliz descobrimos a tempo.bjsss e fica com deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá Islane, eu estou muito bem agora, graças à Deus, pois também sou uma mulher de fé. Minha cirurgia foi em setembro, 48h no hospital, uma semana em casa e depois, vida normal. A recuperação foi muito boa mesmo. Eu retirei o ovário direito e também um mioma do útero. Tenho certeza que com você também vai dar tudo certo querida. Fica com Deus!Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Eu Já tive muitos, com esta cirurgia já é a 5ª, sempre por causa do mesmo. Haja fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é Keyla mas vc não toma remédio? pq segundo a minha médica quando se usa o anticoncepcional os cistos tem dificuldades de se formar e aparecer de volta!

      Excluir
  5. Oi Sileide, tudo bem? Estou com o mesmo problema que vc, irei retirar um teratoma ovariano de 9cm no ovario esquerdo no proximo mes e estou super nervosa, gostaria de saber como é a recuperação.. e se vc engordou muito quando ainda estava com o tumor e se vc já se recuperou bem? Bjs Regina

    ResponderExcluir
  6. Ola meninas , li a materia da Sileide , e os comentarios de vcs , estou com o mesmo problema , alias acabei de chegar do medico e entrei em panico . Mas lendo que nao sou so eu ... me acalmei . gostaria de ter mais informaçoes de vcs do pos-operatorio o medico falou que preciso de 40 dias de repouso completo e 60 dias p recuperaçao ,e assim mesmo???? e quanto ao peso vcs voltaram ao peso normal apos a cirurgia?? Obrigado Bjs C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, ontem tbm descobri q estou com isso...na hora me senti sem chão...nao é nada fácil, saber q tem algo ruim crescendo dentro da gente e nos causando mal... Depois d ter lido o caso da Sileide, tbm fkei um pouco mais calma.

      Excluir
  7. Olá, meninas! Como é bom poder compartilhar isso com alguém q passou pela mesma situação. Tenho 28 anos, um filho de 7 e estava fazendo planos pra engravidar em 2012, quando fui surpreendida em um ultrasson de rotina, pela notícia de um teratoma de 19 cm cúbicos. Entrei em pânico, quando o médico disse terei q retirar o ovário esquerdo. Gostaria de saber como foi a cirurgia de vcs, a minha não será por vídeo laparoscopia. Tenho q esperar até dia 10/02/2012 para operar, pois estou na carência do meu convênio... Bjs! Aguardo retorno... Parabéns! Amei o blog!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ MENINAS.ESTOU APAVORADA,POIS SEMPRE QUE VOU AO MÉDICO RECLAMAVA QUE SENTIA DORES DO LADO ESQUERDO QUANDO TINHA RELAÇÕES.NUNCA ERA NADA.E AGORA ME APARECE UM TERATOMA DE 7,8 CM.
    NO CARNAVAL SENTIA DORES DE ME RETORCER E NÃO AGUENTAVA NEM LEVANTAR DA CAMA.EM FEVEREIRO DESTE ANO FIZ UMA TRANSVAGINAL QUE NÃO ACUSOU NADA.E QUANDO RETORNEI DO CARNAVAL FIZ OUTRA ULTRA SOM,QUE ACUSOU ALGUMA ALTERAÇÃO E DEPOIS TIVE QUE FAZER UMA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COM CONTRATE QUE DEU PARA IDENTIFICAR QUE TINHA ALGO,MAIS MESMO ASSIM O MÉDICO NÃO DEU CERTEZA DO QUE ERA.COM VCS ACONTECEU O MESMO?EU SINTO UMA TONTURAS TB,E VCS?

    ResponderExcluir
  9. tenho cisto teratoma no ovário esquerdo, e tirei o ovário direito há seis anos trás, mais achei estranho pois sinto muitas dores e o meu médico disse que essas dores não são do cisto, a agora veja que realmente é do cisto essas dores orrivéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,eu também estou assim como vc tirei o ovário e a tromba do lado direito a doze anos atras depois da cirurgia engravidei da minha filha de onze e agora as um ano descobri que tenho no ovario esquerdo...e provavelmente terá que retirar gostaria de saber se ja fez a cirurgia como vc esta?

      Excluir
  10. Ola. Eu fui operada há um mês,pois ao passar mal com fortes dores na barriga, após exames o médico decidiu me operar. De primeiro instante ele acho que fosse apêndice,os exames constataram infecções no sangue. O médico decidiu de urgência me operar. Quando ele abriu o local,era um teratoma que estourou,estourando junto meu ovario direito. Foi preciso retirar o ovario,assim também o esquerdo,que estava com teratoma. Tenho 27 anos e não tenho filhos, o médico deixou o útero para que eu possa fazer inseminação. A recuperação está sendo boa,foi recomendado 3 meses e repouso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força.Deus é fiel.Há 10 anos atrás operei teratoma no ovário esquerdo e esse ano descobri que tenho no ovário direito,Entreguei a minha vida nas mãos de Deus.Força meninas!

      Excluir
    2. O ruim é agente nova e correr o risco de n ter mais filho,fico muito triste tenho 28 anos e tenho medo.

      Excluir
  11. oi Sileide fiz exame e foi diagnosticado cisto teratoma com 243,9cm e ainda não retornei ao medico pq ele ta com a agenda lotada mas minha consulta ja esta agendada, uma certeza eu sei é que tenho que fazer cirurgia pois a medica do exame ja me disse, eu tenho muitos pelos no rosto agora eu sei o porque.
    Quero saber quanto tempo leva a recuperação pois eu trabalho numa empresa as vezes pego peso?bju bju

    ResponderExcluir
  12. olá meu nome é michele e tbm descobri um teratoma no ovário direiro q está mais ou menos do tamanho de um limão sinto muitas dores ja estou agilizando td p/ fazer a cirurgia,sinto muitas dores....só descobri depois de fazer uma rnm da pelve....a médica disse q são 30 dias de liçença ñ sei se é realmente isso..

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou Denise, eu também descobri teratomas nos dois ovários no ano passado e fiz a cirurgia em maio. Meu médico tentou fazer por video, mas não foi possível devido à consistência mais firme de algumas partes dos teratomas. Felizmente, ele conseguiu deixar intacta uma parte do ovário esquerdo, pois tenho 30 anos mas ainda não tenho filhos. A minha recuperação foi parecida com a de uma cesareana, super tranquila, fiquei 20 dias em casa e voltei a trabalhar (se for por video, a recuperação é mais rápida ainda...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será que você pode me passar p contar do seu médico??? Estou procurando um de confiança e que preserve os ovário (a maioria não faz isso). Muito obrigada!!;

      Excluir
  14. Olá meninas, meu nome é Márcia, tenho 37 anos, ainda não tenho filhos, mas quero muito ser mãe, é um grande sonho. Tenho ovário policístico. Nos últimos meses ganhei mais de 10 quilos, sem nenhum motivo aparente. Ando sentindo muitas dores que incomodam mais que cólicas menstruais. Ontem numa ultrassom transvaginal, foi constatado inchaço nos ovarios. Foi apresentado um cisto no ovário direito c/ 11,3 cm e possivelmemte o esquerdo também, mas não deu p/ver bem no exame. Ainda vou levar o resultado para minha ginecologista...estou muito nervosa e apreensiva, mas Deus não vai permitir nenhuma complicação, tenho muita fé. Volto para dar notícias depois. Ufa...só de poder falar já alivia um pouco. Bjs e fiquem c/ Deus.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meninasss! Que Deus abençoe à todas vocês! Estou surpresa com a quantidade de comentários nesse post. O que posso dizer é que fiz a minha cirurgia à , praticamente , 3 anos, a recuperação foi super tranquila, como uma cesárea, voltei a trabalhar com 10 dias, sem fazer esforços. Não engordei por causa da cirurgia nem tive qualquer outro problema. Espero que com todas vocês ocorra o mesmo. Desejo paz e bençãos à todas. Bjocasss

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde meninas! Eu fiz US transvaginal em Junho por suspeitar de ovário policistico, o resultado foi os 2 ovários policisticos e uma formação nodular no ovário direito, fiz tomo com contraste e descobri q este nódulo é, na verdade um teratoma. Ontem fui ao médico e ele me disse que vou ter que retirar o ovário direito juntamente com o teratoma, tenho 25 anos e não sou mãe, tenho vontade mas não me preocupei com isto pois sei que o ovário esquerdo continuará lá funcionando, mas minha mãe ficou desesperada e o médico disse que as mulheres com apenas um ovário tem maiores chances de ter gêmeos! Então resolvi escrever por aqui para tranquilizar as meninas que tem duvidas e medos em relação a cirurgia!
    Ainda não sei quando vou retirar pois meu médico pediu endoscopia e coloscopia, que estou na fila para fazer... Beijos a todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase 3 anos depois vc fez a cirurgia? Como foi? Vc engravidou? Pois estou com suspeita e estou preocupada, porque tenho 30 anos e ainda não sou mãe!

      beijios

      Excluir
  17. Olá
    Há um ano fiz a cirurgia por corte (cesária), foi bem tranquila não tive dores e com trinta dias voltei a trabalhar.
    tenho muitavontade de ser mãe, tenho 27 anos e sou casada a 6 anos.
    Em junho fui fazer exames de rotina e na ultra apareceu outro teratoma no ovário que me sobrou, pois o outro e a trompa foram retirados na primeira cirurgia....Fiquei desesperada....chorei muito, mas entreguei nas mãos de Deus para que ele faça o melhor para mim e meu esposo. Enquanto não passo com a cirurgiã estou tentando engravidar pois pesquisando vi vários casos de mulheres gravidas com o teratoma. A respeito de peso não senti nenhuma diferença e tbm nunca tive dores......Felicidade e sorte a todas nós e postem sempre que tiverem notícias....bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola descobri que tenho teratoma fiquei em panico mas vendo o depoimento de vcs fiquei mis tranquila mas tenho medo da cirugia mas tenho fe que Deus vai estar sempre com migo

      Excluir
    2. Ola!!
      Vc q falou que ja tirou um ovario.e agora tem um teratoma em outro ja conseguiu engravidar!
      Pois bem, tenho 26 anos,casada ha mais de dois,descobri im teratoma no OE e eu e meu marido estamos querendo engravidar antes de tira-lo,pois vejo muitos relatos de recidivas de teratomas...
      Vcs conhecem alguem q engravidou c teratoma? Tem algum risco?
      Por favor...me ajudem!
      Bjos

      Excluir
    3. Olá, o meu médico indicou que eu tirasse o tumor, exatamente por medo que eu engravidasse, pois os hormônios da gravides alimentam o tumor e ele pode crescer mais rapidamente. Recomendo conversar com seu médico sobre isso.

      Excluir
    4. Depois de perder uma gravidez com 6 semanas, descobri que tenho um teratoma no ovario esquerdo. Fui em 3 médicos diferentes e dois deles me orientaram engravidar e retirar o cisto na cesaria. Hoje estou com 32 semanas de gestação. Estou tendo uma gestação normal, sem dor nenhuma. Meu conselho é que procurem a opinião de mais de um medico, vejam em qual deles possuem mais confiança. Um dos médicos queria marcar uma cirurgia para retirada do cisto e possivelmente do meu ovario. É muito importante ouvirmos varias opiniões. Alguns médicos são mais atualizados que outros. Existe muitas pesquisas e convenções e nem todos os médicos se reciclam.

      Excluir
    5. Ola... Descobri que tinha um teratoma de mais ou menos 5cm no OE na minha primeira eco da gravidez. Tirei na cesarea. Minha gestaçao foi normal mas no 5°mes tive uma crise de dor muito forte, durou 2 dias e depois nunca mais. Minha recuperaçao foi igual a de uma cesarea normal e nao precisei tirar o ovario. Porem tenho sentido dor no mesmo ovario recentemente, acho q voltou :(

      Excluir
  18. olá pessoal tb descobri um teratoma no meu ovário esquerdo com 3,2 cm e isso me tirou o sono, só nque o medo é a ausência da fé....e no final tudo vai dar certo para todas nós...abraços!

    ResponderExcluir
  19. olá, faz uma semana que retirei um teratoma no ovario esquewrdo, fiquei meses com medo, mas depois da cirurgia vi que não era mutivo pra tanto.
    o complicado está sendo o pós operatório,nos primeiros 3 dias doia muito, eu estava a base de remedios fortissimos tinha muita dificuldade para me locomover,mas a minha barriga ainda está super inchada, eu sinto mecher dentro de mim,e a dor esta melhor mas ainda é muito chata,dói tudo os pontos internos e tbm os externos,mas dia a dia está melhorando, pouco mas está.
    mas pra quem não retirou ainda não se desesperem,o problema realmente esta sendo o pós operatório, mas tudo passa...

    ResponderExcluir
  20. Ola! Meninas eu retirei um teratoma a 3 meses esta tudo bem agora, fiz um cirurgia por video. A recuperacao foi maravilhosa, agora pretendo engravidar sera q vou precisar fazer algum tratamento, nao e um bicha de 7 cabecas como parece, tudo e tratamento....

    ResponderExcluir
  21. ola meninas eu sou delenice em 2001 numa consulta de rotina descobrir um teratona no ovario esq. quase mori fz resonancia tomei contraste mas graças a meu bom deus deu tudo certo. e o melhor ainda depois de 60 dis eu engravidei com um ovario só; eu tinha dois filhos agora tenho tres e ñ mim arependo o graçs a deus tudo acabou bem,agora só consulta de rotina já fz depois q parir meu bebê tem 1ano e dois mese e confiou em deus q nunca mas irei voltar ter isso mas.bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá tudo bem com vcs? Preciso que alguem tire a minha grande duvida, estou com teratoma de 6cm, tenho 180 dias de carencia do plano, fiz exames e os medicos disseram que é benigno, será que se eu esperar a carencia do plano, pode virar maligno?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu médico disse que pode se tornar maligno se não for retirado, mas eu tb esperei a carencia do meu plano por 4 meses... Vou fazer a cirurgia dia 10 de Outubro! Mas tire todas as duvidas e faça acompanhamento com seu médico!! Boa sorte

      Excluir
    2. Olá Amanda, desejo a vc. muita sorte. Hj. fui ao medico e realmente vou operar ele disse que é mais provalvel que eu tenha que retirar ovário. Mas se Deus é por nós quem será contra nós...

      Excluir
    3. Fiz a cirurgia dia 10! O complicado mesmo é o pós operatório, dói, estou com dificuldade para levantar, caminhar, mas nada insuportável, apenas um incomodo normal de cirurgia!

      Excluir
    4. Amanda, que bom fico feliz com a sua recuperação. Vc. fez por video ou corte mesmo?

      Excluir
    5. Olá meninas,fiz a oforectomia, doi um pouco, pois qdo tive meu filho por cesárea não senti nada, agora o teratoma, estou me recuperando ainda com os pontos. Foi rápido a cirurgia, mas não é um bicho de 7 cabeças, temos que acreditar que Deus age no momento certo. Só estou aguardando o res. da biopsia.

      Excluir
    6. Fiz por corte de cesárea! Apesar ainda de contra-indicações para atividades físicas intensas e esforço, estou me sentindo ótima! Apenas com muita cólica no período menstrual

      Excluir
    7. Pelo que entendi de todas as consultas que fui, pois também tenho dois teratomas que incomodam muito e preciso tirar, benigno não vira maligno.

      Excluir
  23. Oi Sileide hoje eu estou muito maís tranguila depois que eu vir, tudo sobre o diagnostico que está acontecendo com uma amiga minha foi descoberto guando ela foi realizar laqueadura tubaria, foi diagnosticado o TERATOMA ,MESMO EU SENDO TECNICA DEENFERMAGEM .FOI DE IMEDIATO FAZER A PESQUISA PARA PODER EXPLICAR MELHOR A MINHA AMIGA que o divino Espirito Santo te cubra de benção bjs te amo no amor de JESUS

    ResponderExcluir
  24. Olá Meninas ,procurem o Dr Daniel Faúndes ( Campinas SP ) ele é o melhor especialista !!! Eu tive um teratoma com 18 anos no lado direito , foi necessário na época fazer a oforectomia ( a retirada do ovário ) isso faz 18 anos . Com 24 anos tive novamente um teratoma no ovário esquerdo e fiquei desesperada pois, ainda não tinha filhos . Mas fui encaminhada ao Dr Daniel Faúndes que realizou uma videolaparoscopia e salvou um terço do meu ovário esquerdo . Três meses depois eu engravidei por meios normais e tive a minha linda filha que fará 11 nos em novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fiquei tão feliz de ler isso..
      Estou com suspeita de teratoma, vou fazer o 2º transvaginal que a médica pediu. Tenho 30 anos e ainda não tenho filhos e estou tão preocupada com isso. Fiquei muito feliz mesmo! Obrigada! beijos

      Excluir
  25. Olá também fiz essa cirurgia e correu td bem graças ao Meu Deus! Eu descobri e operei no mesmo dia ! Tinha duas escolhas ou operava naquela hora ou voltava pra casa com o risco dele romper e eu morrer ! Com todo medo pois tenho apenas 18 anos ,decidi operar e papai do céu segurou a minha mão e não me abandonou !Foi um sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tambem descobri em novembro de 2012 que estava com teratoma no ovario direito, sentia fortes dores no lado direito chegando ate paralizar minha perna, foi detectado apenas com a tomografia e mesmo assim o medico ainda ficou em duvida do que realmente era, realizei a cirurgia videolaporoscopia e foi um sucesso, a recuperação está sendo ótima e nao sinto mas nada graças a Deus e Nossa senhora. força a todas as mulheres que estao com esse problema, e nao se preocupem pois este tipo de tumor é benigno e é muito raro ser maligno.

      Excluir
  26. meninas boa noite!!
    tambem descobri um teratoma e fiquei muito peocupada pois nao tenho filhos,realizei a cirurgia ha 5 dias e estou me recuperando bem,o medico conseguiu preservar 10% do meu ovario esquerdo e meu ovario direito esta normal,foi um momento muito dificil mas sempre tive certeza que Deus estava comigo,pra vcs que ainda vão passar pela cirurgia fiquem tranquilas Deus e fiel e todas as coisas coperam para o bem daqueles que amam a Deus. beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá meninas... eu não sentia dor e nenhum dos sintomas... fui ao médico fazer exame de rotina e aí ele descobriu que eu tinha um teratoma no ovário esquerdo... foi marcada cirurgia imediatamente e foi retirado... mas minha gde surpresa foi q depois da cirurgia ele me disse q o outro ovário não estava legal tb.. mas não era teratoma.... desde então entrei na menopausa precoce... tinha 26 anos na época e agora depois de 8 anos estou feliz... no começo doeu muito saber que não poderia ter filhos.... mas agora acredito que com tantas coisas que podem acontecer com a gente se isso aconteceu comigo foi pq Deus quis assim... Hoje estou ótima e feliz... Força para todas que tiverem q passar por isso e muita fé.. pois é ela que nos conforta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi me conte mais sobre os hormônios se VC engordou se envelheceu muito estou com 31 anos e vou ter que retirar os ovários queria sua ajuda sei la me falar um pouco do depois da cirugia

      Excluir
    2. Oi me conte mais sobre os hormônios se VC engordou se envelheceu muito estou com 31 anos e vou ter que retirar os ovários queria sua ajuda sei la me falar um pouco do depois da cirugia

      Excluir
  28. Olá meninas, tenho 30 anos e desde que fui diagnosticada com teratoma no ovário direito, isso em março desse ano, minha cabeça quase pirou, o único sintoma era o atraso na menstruação, e como eu tinha parado de tomar anticoncepcionais sempre achava que estava grávida, pois quero muito um bebê. Minha cirurgia foi feita dia 01/10/12 a cirurgia em si é simples, a anestesia é geral, eu não vi nadinha, só o pós operatório é chatinho, a barriga fica muito inchada, acumula muitos gases e dói bastante, a minha foi feita por vídeo, mas o corte pra retirada do cisto, por ele medir um pouco mais de 5cm foi feito tipo uma cesária, um pouco menor. Hoje faz exatamente 30 dias que se ocorreu a minha operação, e sempre procuro assuntos relacionados á esse nosso caso. Quero muito um bebê, já tive o retorno com o médico que me operou, e ele falou que meu ovário foi retirado, e existem 10% de chances de que ele volte, ouvi relatos aqui de pessoas que realmente voltaram, mas tenho fé em Deus que tudo dará certo, e logo postarei aqui a minha grande vitória. Pra vcs que ainda vão operar fica aqui meus votos de boa sorte, fiquem tranquila que tudo dará certo, confiem em Deus acima de tudo. E até outro dia! Bjus

    ResponderExcluir
  29. Bom dia meninas, também passei por essa cirurgia, a minha foi laparotomia, um corte em cima da cicatriz da cesária. tenho 32 anos e tenho 2 filhos. Vocês nem imaginam a alegria que tive ao retirar o cisto. Era um teratoma cístico. Descobri há 3 meses, tomei anticoncepcional para ver se saia e não saiu, o jeito foi submeter a cirurgia mesmo. Quem for fazer não se preocupe, a cirurgia é super simples, com anestesia peridural, em 1 hora eu já estava no quarto. A recuperação também é tranquila, hoje tem 5 dias, e me sinto bem, tirando os puxadinhos dos pontos. Na USG o cisto tinha 3,5 cm mas quando tirou ele já estava como 5 cm. É bom tirar o mais rápido possível, acho q não compensa esperar ele crescer muito. Quem não tiver plano compensa pagar e fazer particular mesmo. Os riscos de ser maligno é mínimo, mas existe, então é bom se cuidar. Bjo a todas. E tenham fé em Deus que tudo vai dar certo. Boa sorte. Liliane.

    ResponderExcluir
  30. Gente,fiquei pasma ao ver esta matéria.Minha Nora está com um teratoma no ovário direito e só agora descobrimos. Ela ainda não tem filho. Vai ter que se operar e tirar o ovário. O que mais me espantou aqui nestes depoimentos, é saber que ele (teratoma) pode Voltar. Bjus pra todas e muita fé.

    ResponderExcluir
  31. Ola meninas descobri a pouco mais de 1 mes que estou com um teratoma em cada ovario como disse o medico gigantes.Fiquei apavorada pois o meu maior sonho e ser mãe,hj estou com 23 anos to muito aciosa mais confiante em Deus que dara tudo certo o medico e maravilhoso tbm e me disse que e quase certeza que nao precisara retirar meus ovarios eu creio em Deus que a vitoria e certa.Ja fiz todos os exames agora so estou aguardando o medico marcar a cirurgia e tudo isso acaba com o final feliz e creio em Deus que o ano que vem realizarei meu maior desejo que e ser mãe.

    ResponderExcluir
  32. estou muito preocupada estou com teratoma

    ResponderExcluir
  33. ola tudo bem... eu me chamo jessica thais eu tive um teratoma eu tinha 17 anos nossa foi uma barra muito grande que passei mais graças a Deus deu tudo certo... tomo reposição hormonal.... e me sinto muito bem...hj eu tenho 22 anos e me sinto muito bem.... o medico disse pra mim que se eu não tivesse descobrido a tempo hj eu não poderia estar viva...e eu tive que tirar os dois ovários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica thais min xamo ana Paula tenho um teratoma descobri no começo desse ano . no começo fiquei muito aflita .depois deixei um pouco de lado mas agora começou min incomodar demas , tenho 18 anos e tenho fé em meu DEUS que vai dá tudo certo ...ultimamente tenho muita vontade de vomitar ,passo muito mau. tenho uma filhinha que vai ffazer 3 aninhos ... min tira uma duvida por favor quais os incômodos que tú tinha no tempo que tú tinha
      brigado pela atenção

      Excluir
  34. sou mae de uma. Lindada menina de onze anos que foi diagnosticada com um teratoma no ovario direito.!eu como mae estou muito aflita pois ela e uma crianca e o fato de ela ter de fazer uma cirurgia e se recuperar de uma ''cesaria'' e angunstiante.ela sempre dizia que nao ia ter filhos pois tinha medo de cortar a barriga agora ira corta...e aknda na ansiedade esperando a carencia do plano mas vamos enfrentar com coragem tenho de ser forte para que ela nao se assuste pois e assustador quando e com vc mas pior ainda quando com alguem que vc ama tanto como sua pequena....forca para todos nos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tambem tem 11 anos , foi operada em novembro, e correu tudo bem, as criancas surpreendem nos , conseguem ser mais fortes que nos. O meu medo e que volte.

      Excluir
  35. Há um mês descobri um cisto de 14 cm e um teratoma no ovário direito. Fiz a cirurgia por video há 2 dias. Fiquei muito triste porque tenho 23 anos, sem filhos, e meu sonho é ser mãe, mas não teve jeito, o ovário teve que ser retirado. Agora o jeito é cuidar muito bem do outro e agradecer a Deus por não ser nenhuma doença maligna.
    A cirurgia em si é tranquila, fiquei 24h no hospital. Sinto dores, tenho enjoos, mas é suportável. Eu indico a video no lugar da cirurgia aberta.
    Fiquei triste por ler aqui tantos casos semelhantes de pessoas novas e sem filhos, mas estamos sujeitas a tudo e, apesar disso, estamos bem, com muita saúde.
    Logo vocês irão me ver em alguma coluna sobre filhos, escolhendo nome de bebês e compartilhando essa felicidade com vocês. Para isso, eu só preciso do pai. rsrs..
    Mas... tenham fé, meninas! Deus sempre sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  36. Ontem minha filha de 10 anos retirou um teratoma de 73m do seu ovário. Graças à Deus e a competência do cirurgião o ovário foi preservado. Ela foi internada há uma semana com vômitos que não cessavam e dóres na barriga. De início cogitavase que ela estivesse prá ficar mocinha causando por isso todo o mau estar. Mas depois de três dias continuava na mesma situação, foi quando foi solicitado uma ultrassonografia e constataram o tumor. A cirurgia foi de emergência por conta dos sintomas, foi por vídeolaparoscopia e deu tudo certo e provavelmente ela tenha alta ainda hoje. A fé foi determinante prá todos nós. Bj a tdas.

    ResponderExcluir
  37. Meninas, já retirei meu ovário esquerdo e provavelmente terei que retirar o direito também pelo mesmo motivo: teratoma. Anos depois de tirar o esquerdo, engravidei e hoje tenho uma filha linda. Não pretendo engravidar de novo, mas estou com muito medo da menopausa precoce, pois tenho 35 anos. Alguma de vocês já precisou retirar os dois? Como é depois?

    ResponderExcluir
  38. Olá meninas, hj fazem 18 dias q tirei o teratoma e o ovário direito, a recuperação está sendo boa graças Deus, mais ainda tem um sangue parado acima do ponto que o médico já drenou por duas vezes, some na hora mais depois parece mesma coisa e ainda não tirou os pontos mais ele disse q é normal alguém já passou pela msm situação?? Fiquei preocupada com o fato de poder voltar tbem..bjs confiem em deus q td dá certo.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite meninas! Tenho 21 anos e operei quando tinha 19, meu cisto tinha 20cm... foi doloroso! o pior de tudo foi a recuperação nao aguentava mais ficar sem fazer ndaa! perdi 5kg na cirurgia! Tiraram meu ovário direito, demorei 1 mês pra me recuperar e agora estou bem!

    ResponderExcluir
  40. boa noit meninas.
    faz 4 anos q fiz minha cirurfia e foi tirado um teratoma de 19cm no ovario direito, infelizmente n foi possivel recupera-lo, pois ja tinha se perdido toltalmente o ovario direito.
    minha cirugia foi uma mini cesariana , minha rec foi horrivel, passei muito mal, enchaço, dores na barriga e tudo mais.. hoje estou tentado engravidar a seis meses e ainda n consegui, marquei uma ginicolosgista p o dia 23/04, estou muito neervosa, acho muito estranho eu n ter engravidado ainda, pois tenho relação no meu período fertil. meu sonho é ser mae, e n sei o q esta acontecendo... depois da consulta, volto a falar com voces novamente ,
    grand beijoo

    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja fiz um post aqui em outubro/2012 contando a minha experiência... eu tbem achava estranho ñ ter engravidado depois de 6 meses procurei o medico novamente e atraves da transvaginal foi constatado outro cisto no ovario esquerdo, fiz ressonancia e é teratoma, ñ quero operar novamente pois não tenho filhos e quero muito engravidar, mas estou com medo de retirarem a minha trompa ou o ovario, pois na primeira cirurgia foi retirado do ovario direito.

      Excluir
  41. Boa tarde, eu tenho uma filha linda de 11 anos, que em novembro do ano passado foi diagnosticado um teratoma no ovario esquerdo, ela foi operada no mesmo mes, foi retirado o ovario esquerdo. O teratoma era benigno, mas nao deu para salvar o ovario. Depois de ler o que voces escreveram fiquei com muito medo que volte, a minha princesa so te 11 aninhos, tenho muito medo, gostaria que ela tivesse oportunidade de mais tarde ser mae.

    ResponderExcluir
  42. Ola ,sou Rosana nem julho de 2012 sentia muitas dores fui a medica e ela pediu urgente TOMOGRAFIA pq ela achava que podia ser Apendicitis dai descobriu-se que era um teratoma benigno medindo :4,6x 4,3x54cm .tenho 19 anos e quando a medica falou oque era fiquei apavorada ,tenho sonhos de ser mãe
    e pensei que fazendo a cirurgia não poderia engravidar mais vendo o depoimento de vocês estou bem mais calma obrigada meninas!!!vocês me ajudaram bastante.Tenho fé que dará tudo certo.beijos

    ResponderExcluir
  43. descobri o teratoma apois meu filho nascer ,tirei o ovario esquerdo,agora quero ser mamae descobri que tenho outro no outro ovario ,estou muitooooooooooooooooo triste ,o medico falou que posso ser mae,vou fazer uma fertilizaçâo porém quando vejo os medico conversando vejo que tem algo a mais para falar nâo falam ... Achei injusto isso acontecer com as mulheres

    ResponderExcluir
  44. olá tenho 34 anos e a 5 anos soube que tinha cistos nos dois ovários e desde então tomava anticoncepional p/ reduzi-los e fazia exames de rotina onde os médcos sempre diziam que estava td ok, porém de um mes p/ cá andava sentindo muitas dores, na semana passada c/ muitas dores fui ao médico onde ela me pediu um transvaginal e descobriu o teratoma no ovário esquerdo operei nesta sexta feira e graças a Deus estou super bem. Não estou sentindo dor mas ainda incomoda p/ dormir e estou acumulando muitos gazes. No mais estou bem porém o medico já avisou que precisarei ficar fazendo acompanhamento pois a chance de desenvolver no ovário direito é muito grande, disse que por conta da minha idade não poderia tirar o outro ovário p/ não entrar na menopausa precocemente. Agora só tenho que me cuidar !!!!!!bjcssssss

    ResponderExcluir
  45. Olá...Fiz a cirurgia por laparoscopia há 8 dias, o meu pos operatório n esta sendo dos melhores. Estou c dores p sentar, deitar e levantar, a cada movimento parece q a minha barriga vai cair, pode ser exagero mas a sensação é essa. Alguem sabe se é normal ficar c uma grande mancha roxa c pontinhos vermelhos logo abaixo o umbigo? Liguei p meu médicos ele disse p eu fazer compressa c agua morna que em 10 dias melhoraria, estou c 8 e n vejo muita melhora. Bjinhus se cuidem Tamie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá eu fiz aparoscopia dia 12/04/2013 pelas 22H, no sabado estava regressando a casa á tarde. Estou medicada para dores e nao sinto muito. tenho quatro pensos na zona pelvica, um deles à abaixo do umbigo e nao apresenta vermelhidao nem outro tipo de sinais, normal. os pensos para mudar de tres em tres dias, somente por duas vezes, depois mesmo em casa poderei usar betadine e devido penso, de preferencia á prova de agua para o banho nao molhar a ferida, se mantendo seca cura mais rapido. Espero que esteja melhor e desejo a recuperação rapida e bem! bjokas

      Excluir
  46. OLA MEU NOME E ISABEL ESTOU TAMBEM COM TERATOMA E MIOMA VOLUME DE88,2CM .JA PASSEI POR UMA CIRUGIA EM 2002 RETIREI O OVARIO ESQUERDO PORQUE TNHA UM CISTO DO TAMANHO DE UM LIMAO AGORA MEU OVARIO DIREITO TEM CISTO E O RERATOMA ESTA DO LADO ESQUERDO ONDE TIREI MEU OVARIO TENHO 2 FILHOS E SOU LIGADA TENHO MUITA FE EM DEUS QUE VAI DAR TUDO CERTO NESTA CERUGIA FORÇA E FE QUE DA TUDO CERTO

    ResponderExcluir
  47. Fiz laparoscopia a teratoma no ovário dia 13/04/2013. Estou a recuperar bem...mas esperando o resultado da biópse. Nunca tinha ouvido falar em Teratoma, mas do que já pesquisei apercebi me que se trata de um corpo assim meio estranho! estou indignada....mas confiante que tudo irá correr bem!

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde meninas,
    fui fazer acompanhamento para calculo renal e descobri esta semana que estou com um teratoma enorme medindo 12,01x11,02x7,23 e com volume de 510,00 cm3 e estou apavorada pois o medico falou que pode ser maligno, pois esta com ramificação e calcificação, estou apavorada fui encaminhada para encaminhamento oncologico com extrema urgencia e a cirurgia deverá ser o mais rápido possivel, rezem por mim, pois estou apavorada e meu marido mais ainda, pois ja não tenho mais útero... e agora isto.... oh meu DEUS....por que sofremos tanto...

    ResponderExcluir
  49. eu quero falar q esse teratoma não brinca.eu falei p meu médico q tirasse tudo se fosse necessário,mas ele não me ouviu.na primeira cirurgia ele tirou o útero,trompas,ovário esquerdo e parte do ovário direito. eu disse por que não tirou tudo, vai voltar. essa semana, um ano e nove depois passei pela segunda cirurgia, foi retirado o ovário q restava,e ainda estava grudado no intestino. estou esperando a biopsia. estou em menopausa cirurgica. espero ter sossego. deus abençoe. portanto pense bem se vale a pena se sujeitar a outra cirurgia e aventurar a ter um cancer. obs eu tenho 31 anos e já tenho dois filhos,graças a deus.

    ResponderExcluir
  50. eu ja fiz um post aqui em 30 outubro/2012 contando a minha experiência...retirada de teratoma no ovario direito, depois de 6 meses eu achava estranho ñ ter engravidado ai procurei o medico novamente e atraves da transvaginal foi constatado outro cisto no ovario esquerdo, fiz ressonancia e é teratoma de novo, ñ quero operar novamente pois não tenho filhos e quero muito engravidar, mas estou com medo de retirarem a minha trompa ou o ovario, pois na primeira cirurgia foi retirado do ovario direito... Só Deus na causa, o médico aconselhou tirar pq ainda está pequeno com 1cm e 3 mm, mas realmente estou com medo...a anestesia é geral qundo vc acorda já está operada, a recuperação tbem não foi das melhores, não quero passar por tudo isso de novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente acredite em Deus e depois em seu medico...principalmente qnd seu medico disse que e pequeno, e o que a Sileide (abaixo) falou tb concordo procure outra orientacao medica. BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!! Bjos

      Excluir
  51. Tati, querida, procure um outro médico para ouvir uma segunda opinião antes de marcar cirurgia, hoje pode haver uma nova possibilidade que não seja cirurgia. E creia , acima de tudo, há um MÉDICO que é poderoso para fazer infinitamente além do que pedimos ou pensamos. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  52. Olá meninas, estou com um teratoma de 10 cm e meu medico disse que devo operar, não tenho filhos e sou virgem e o medico disse para não esquecer de avisar pois passam uma sonda. Estou apavorada com isso pois tenho medo da sonda e desse teratoma voltar, tenho medo da cirugia doe, resumindo estou APAVORADA.

    ResponderExcluir
  53. Ola meninas, eu tbm assustei qdo senti uma dor muito intensa na barriga e qdo fiz uma tumografia foi diagnosticdo um teratoma. Eu nunca tinha visto falar em teratoma. Fiz a cirugia tirei o ovario direito hoje esta com 15 dias. Tenho miito medo que volte,pois eu nao quero fazer cirurgia novamente.

    ResponderExcluir
  54. olá meninas, descobri em agosto do ano passado num exame de rotina q tinha um teratoma no meu ovário esquerdo, sentia muiitas dores. Ele estava do tamanho de um ovo disse o médico, fikei enrolando pra fazer a cirurgia e agora no mês de maios qdo descobri tinha aumentado mais 15cm³. dia 07/06 fiz a cirurgia de retirada do ovário esquerdo e estou me sentindo bem, graças a Deus, espero que no ao que vem possa engravidar.

    ResponderExcluir
  55. Ola meninas eu tb fiz a cirurgia para retirar o teratoma Descobri no final de 2010 em exames de rotina, no inicio era um cisto pequeno e foi tratado com medicacao porem nao adiantou. Em agosto de 2011 tive que ser operada pois aumentava o tamanho a cada exame realizado. Conclusao o pos operatorio foi bem complicado e muito dolorido!!! A principio o teratoma era somente no ovario esquerdo, qnd os medicos abriram tb havia no direito, aproveitou e ja tirou do ovario direito. Infelizmente nao conseguiu preservar o ovario direito porque ja era um teratoma adulto e gracas a Deus tenho o ovario direito e poderei ser mae... confesso que tenho medo de voltar, ate porque nao tenho filhos e perdi um bb aos 21 anos... hj tenho 29 anos e sempre sonhei em ser mae. Espero ter ajudado alguem de certa forma!!! BOA SORTE TODAS VCS E FIQUEM COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  56. bom eu tive no lado direito no ano de 2005 lembro que o médico disse ser do tamanho de uma manga (bem grande),mas depois de alguns meses fiquei grávida da minha filha do meio hoje com 07 anos , na hora do parto peguei infecção hospitalar , fiquei em casa normal e voltei ao hospital com um tumor na parede abdominal que pesava quase 01 kilo , retirei atráves de uma cirurgia normal pélvica e dois depois cortaram minha barriga sem anestesia e tumor já estava grande denovo , passei por mais 04 cirurgias e fui pra casa com minha barriga aberta, colocando açucar pra cicatrizar (médico receitou) passaram se 05 anos e eu casei denovo e tive um filho agora hoje com quase dois anos ...graças Deus foi só um susto kkk que susto . Hoje meus filhos estão com : a julia com 11 anos , luiza com 07 e miguel faz 02 dia 14 de julho e acredite minha cirurgia na barriga do parto do meu menino tem vazamento há quase 02 anos e médico não acha nada , fé em Deus agora , já passei por tantos problemas vou superar mais esse . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas boa tarde.

      Qual o custo dessa cirurgia? Tem pelo sus ou é só particular?

      Excluir
    2. Oiii eu fiz esta cirurgia no dia 20/08/2013 e paguei tres mil reais,existe pelo sus mas deemora muito;estou bem agora me recuperando

      Excluir
  57. ola descobri que tenho teratoma fiquei em panico mas vendo o depoimento de vcs fiquei mis tranquila mas tenho medo da cirugia mas tenho fe que Deus vai estar sempre com migo

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,Meninas.
    Em dois 2010 descobri está com teratoma nos dois ovários,procurei opinião de vários médicos e quase todos me disseram que eu teria que fazer oforectomia(retirada dos dois ovários,depois encontrei um médico que me encheu de esperanças ele me disse que eu teria que fazer uma vídeo laparoscopia e retiraria só o teratoma,então no dia 12 de outubro de 2011 fiz a video laparoscopia a recuperação foi bem rápida.Bom mas a decepção veio um ano ápós a cirurgia,consegui marcar consulta com o mesmo médico que fez a video e ele pediu que eu fizesse outra transvaginal então descobri que ele só tirou parte do teratoma do ovário direito e no esquerdo ele nem mexeu.Em 2012 engravidei mas com um mês de gestação tive um aborto espontâneo,agora estou a procura de um bom ginecologista e decidi que vou retirar oos dois ovários pq esses tipos de situação mexe muito com o nosso pisicológico.
    tem dias que chego a me desesperar,mas tenho fé em deus que tudo dará certo pra todas nós.
    "Tudo podemos n'quele que nos fortalece".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará!
      Estou a espera de um milagre também, e com o mesmo problema, e tenho 39 anos sem filhos, mas é promessa de Deus que os filhos são nossa herança! Acredite que Deus operará um milagre em sua vida!

      Excluir
  59. Olá.. Acabei de receber meus exames e descobri que tenho teramota no ovário esquerdo. Estou super preocupada, tenho 23 anos e ainda tenho o sonho de engravidar. Não sei o que vai acontecer ainda..
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Descobrir um Teratoma no ovário direito, estou muito apreensiva pois não tenho filhos, tenho 29 anos e não sou casada. Mas minha irmã e meus pais estão me dando muita força. Com fé em Deus tudo dará certo. Ainda vou saber qual o procedimento cirúrgico que será realizado.

    ResponderExcluir
  61. Faz uma semana que fiz laparoscopia para retirada de dois teratomas. Um era enorme, tinha cabelo e dente no seu interior. Acabei perdendo um ovário e metade do outro. Tive muuuuuito medo mas graças a Deus era benigno. Fe e confiança, no final dá tudo certo.

    ResponderExcluir
  62. Olá pessoal, fiz uma ultrassonografia em janeiro de 2012 e descobri que estava com um cisto no ovário esquerdo com 22,1 cm³, no entanto, a médica disse para repetir com alguns meses depois... Fiz outro exame este mês dia 01/08/2013 e ainda estou com o cisto agora com 22,5cm³ e a médica suspeitou ser hidrometiose, daí fiz o exame CA 125 e não deu, graças a Deus, mas ela disse que deve ser Teratoma, a médica disse que isso é caso cirúrgico provavelmente terá que retirar o ovário. A médica fala: Então se vc quiser engravidar, é melhor engravidar primeiro antes da retirada da Teratoma. Por que se caso tirar o ovário fica difícil de engravidar depois, ou não pega gravidez? Tenho 25 anos, sou casada há 3 anos e quero ter filho. Estou ansiosa, com medo... mas devo entregar nas mão de Deus porque como Ele disse: "Entrega tua vida ao Senhor confia Nele e o mais Ele fará". Irei repetir o exame com outro médico, para ver a opinião de outro, antes de marcar qualquer cirurgia. Fiquem com Deus!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  63. oi meu nome é hívina fui ao medico e descobri que estou com um teratoma de 15mm no ovario esquedo e vou mim prepara para uma cirugia mas gostaria de saber se vou ter dificuldade para engravidar novamente

    ResponderExcluir
  64. Olá, pessoal!
    Meu nome é Raquel e há um mês descobri um teratoma cístico no ovário esquerdo. Tenho 34 anos, solteira, sem filhos e sempre senti fortes cólicas menstruais. Nenhum médico levou a sério e só agora, pedi a um deles um check-up completo. O tumor tá com 200 mL e necessitará de retirada cirúrgica. Desde que descobri, fiquei muito deprimida e já emagreci dois quilos com essa preocupação. Tenho medo de cirurgia e de anestesia. Mas tenho fé em Deus que venceremos tudo isso com apoio de nossos entes queridos. A leitura dos depoimentos me confortou e deu ânimo para vencer esse desafio. Deixo meu depoimento para auxiliar aquelas que passarão por isso também. Assim que operar postarei para vocês.

    ResponderExcluir
  65. Nossa so quando passamos pelo problema e que encontramos tantas outras pessoas com o mesmo problema que a gente... Em março/2013 descobri que tinha teratoma(no ovario direito de 10 cm e no esquerdo de 2 cm) então desde lá foram muitas idas a medicos até encontar uma medica, já que todos os outros que me consultei queria fazer a cirurgia tipo cesaria e essa medica falou que faria por video. Assim foi feito no dia 02/07/2013 fiz a video onde ocorreu tudo bem mas acabei perdendo o ovario e a trompa do lado direito mas o esquerdo ficou em perfeito estado. O pós operatorio foi super tranquilo mas o emocional fica acabado, ainda que eu tenho 28 anos não tenho filhos e meu maior sonho e ter então hj estou fazendo tratamento psicologico e entreguei para Deus. Mas escutei umas palavras que me ajudou muito e poderá ajudar a aquelas pessoas que tenha o sonho de ser mãe... Deus não da um fardo moir do que conseguimos carregar e se seu sonho e ser mae vc será... se não for por vias normais tem inseminação e adoção... Deus sabe o que faz e se sua vontade e essa vc vai atras... então força e fé que Deus tem algo guardado para nos... desistir nunca lutar sempre!!

    ResponderExcluir
  66. Oi Pessoal....

    Tenho 31 anos e descobri a 2 meses que estou com o Teratoma pela 3x, tive um em 2009 medindo 5cm no ovario direito, fiz cirurgia conseguindo preservar o ovario, 2 anos depooiis novamente ele apareceu so que com um tamanho absurdo de 17cm pesando 1.100kg, me submeti novamente a cirurgia que foi feita novamente por uma cesária retirando dessa vez o ovário direito.
    A 2 meses atrás, tive minha menstruação atrasada e dores abdominais, e descobri que estava gravida, foi o melhor presente que eu poderia ter ganho naquele momento, porem ao fazer a primeira ultra para saber como estava meu bebe eu descobri que o teratoma havia voltado e ja estava com 7cm,porem a minha gravidez poderia ser de risco,fui encaminhada para novos exames para saber como estava o teratoma , e uma semana depois descobri que meu bebe nao havia desenvolvido ,tive um aborto embrionario as 8 semanas de gstação, fiz uma curetagem , e estou prestes a me submeter pela 3x a cirurgia para retirada do teratoma, agora to pedindo a Deus para que consigam preservar um pequenino pedaço do meu ovario ....

    ResponderExcluir
  67. Olá meninas... Meu nome é juliane Tenho 18 anos a cerca de 1 ano e meio eu estava na academia e senti dores muito fortes na região abdominal, fui ao hospital fiz a ultração transvaginal e o medico me diagnosticou com um cisto simples, mais o estranho que o doutor que me atendeu me disse que a dor que eu sentia não era em razão do cisto, procurei um ginecogista na outra semana e ele me disse que eu estava com inflamação nas trompas tomei remedio e no periodo não senti mais dor, mais assim que acabou o remedio as dores voltaram, alguns meses depois fiz uma nova ultrasson e fui diagnosticada com um teratoma medindo 23x25 fui encaminha para avaliação de cirurgia e nesse processo todo o meu medico me pediu para repetir o exame e ele aumentou de tamanho agora dia 24/9 tenho consulta para levar meus novos exames estou muito apreenssiva, pois vi muitos relatos de retirada do ovario quero muito seer mãe e tenho medo de que isso possa dificultar as coisas, queria saber também de vocês que acompanham o blog se vocês ganharam peso nesse processo, e se vocês sentem dores ou algum incomodo ao terem relação pois eu sinto muitas e foi logo após o primeiro sintoma que eu tive que minhas dores começaram... aguardo respostas de vocês e as que estão ainda no prosseco como eu vamos confiar em Deus pois a gente só passa pelo que conseguimos suportar e Deus tem um proposito na vida de cada uma de nós .. :D

    ResponderExcluir
  68. Ola meninas acabei de descobrir um teratoma no meu ovario direito medindi 8 cm tudo começou com fortes dores no abdomem que ia descendo para as pernas, vou ter que operar e estou mto nervosa mas tenho fe em Deus eNossa Senhora que vai dar td certo

    ResponderExcluir
  69. ola meninas tb estou com um teratoma de 4,6cm.mas e ixo ai bola pra frente deus vai nos abençoar.

    ResponderExcluir
  70. Oi meninas, tambem tive um teratoma.. de 8 cm. Descobri por acaso quando fui fazer um raio x e apareceu no raio x da bacia! Tenho 21 anos e foi uma surpresa pra mim, mas descobri no dia 25 de setembro, no dia 9 de outubro fiz cirurgia, fiz com corte de cesária, o médico tirou somente o teratoma meu ovário ficou. O pós operatório foi tranquilo, fiquei 2 dias no hospital e 13 dias em casa, amanhã estou retornando ao trabalho! Deus não dá uma cruz maior do que podemos carregar, nós precisamos ser fortes e práticas quando isso acontece. Isso mudou minha vida, fez com que eu desse muito mais valor pra TUDO. Confiem em Deus, que tudo dará certo. "E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer vc chorar mas Deus te quer sorrindo". Confiem meninas, SEMPRE e tudo dará certo. Beijão a todas!

    ResponderExcluir
  71. Olá meninas,
    Descobri em Maio/13 que estava com um teratoma, minha ginecologista pediu para eu esperasse 6 meses e repetisse a ultrassom. Como eu sou sou "cri cri" com essas coisas, corri logo para GOOGLE para pesquisar do que se trata esse "cisto" , quando descobrir que era um TUMOR, fiquei abalada, mas tendo e vista que na maioria das vezes é benigno isso me deixou mais calma..
    Li vários comentários e relatos de meninas que informaram que muitas vezes na cirurgia não é retirado apenas o cisto e sim o ovário o qual está alojado o tumor =/ .
    Ainda não marquei a cirurgia, terei médico hoje para tirar todas as dúvidas e fazer o exames pré- operatório. Sou nova e quero engravidar, então depois da cirurgia quando eu me recuperar vou começar a maratona para engravidar rs.
    Já chorei o que tinha para chorar, já li o que tinha pra lê, ainda me resta muitas dúvidas que não consigo as respostas, mas Deus é perfeito e fiel e estou entregando tudo nas mãos dele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui na minha médica e já comecei a maratona de exames, vou fazer a cirurgia através de vídeo..
      Vai dar certo !!! "Confiante em Deus"

      Excluir
  72. Fiz a cirurgia em 2010 tirei um do ovario esquerdo que era do tamanho de uma laranja e tirei um menor do direito, bom cirurgia tranquila sem dor sem complicações mas ultimamente tenho sentido dor no local da cirurgia e meu receio é ter de novo pois o médico me disse que poderia voltar bom já marquei médico e espero q ñ seja nada d +.

    ResponderExcluir
  73. Olá, vim contar um pouco do meu drama.

    Tenho 25 anos, 7 anos de casada e sem filhos.
    Em novembro de 2013 fui a GO fazer exames de rotina e descobri um nódulo sólido no ovario direito.
    Simplesmente, entrei em pânico. Minha GO desconfiou que era um TERATOMA, mas pediu um segunda opnião ao um ONCOLOGISTA, pois queria ter certeza que não se tratava de algo cancerigeno. Pois se fosse, iriamos para cirurgia com urgência. Fui ao ONCO, chorei muito.... pois não tenho filhos, e a "possibilidade" de ser algo mais serio, me assustou... me desesperei ....
    Resumindo, o ONCO pediu um exame anterior de ULTRASOM e verificou que no ano anterior, esse nódulo não estava presente (o que de certa forma, desconsiderava a hipotése de Tumor CANCERIGENO)... Entã ele me solicitou junto a GO ressonancia magnetica da pelve com contraste.. e lá foi confirmado o diagnostico de TERATOMA ou CISTO DERMÓIDE. Fiquei aliviada por se tratar de um tumor benigno. Porém a preocupação ainda continuava... pois teria que operar. Após 1 mês fiz a cirurgia por videolaparoscopia. Entrei no hospital de manhã e sai no final da tarde. A anestesia foi geral e a cirurgia durou em torno de 1h30m. Tive alta no final da tarde como já disse, consegui usar o banheiro com ajuda do meu marido e minha mãe (devido a dificuldade de locomover), no dia senti dores no umbigo e no corte lateral, mas com medicação a dor sumia, só era um incômodo mesmo. Não tirei os curativos no dia, e tive dificuldade para dormir,devido a posição na cama. No dia segunite, ainda necessitava de ajudar para levantar da cama, sentar e usar o banheiro. Nesse dia tirei o curativo, lavei com agua e sabão e sequei. Fiz isso até os pontos caírem de vez. A recuperação foi indo aos poucos. Nos 4 dias após a cirurgia tive sangramento (o que é normal). Minha barriga permaneceu inchada por 15 dias (mesmo tomando luftal) e ainda tem um inchaçozinho (estou cm 20 dias de cirurgia hoje)... com 7 dias após a cirurgia fui ao medico. Lá ele tirou alguns pontos q ficaram externos. Nesse dia eu já estava andando sem ajuda, sentando e já havia voltado a trabalhar, mas sem fazer esforço físico. Com 10 dias já usava saltos e dirigia... rs! e com 2 semanas começei a tentar ter relações sexuais.. (mas com cautela). O pós operatorio da cirurgia é meio chatinho. Dependende de mulher para mulher... Tem pessoas que se recuperam rapido e outras não. No meu caso, achei q o inchaço da barriga (devido ao gás que colocam) demorou para sair. Ingeri bastante alimento diuretico, bebi bastante água, começei a andar, tudo para desinhchar, mas mesmo assim... demorou, e ainda não desinchou por completo! Bom, meu nódulo era de 2cm e tinha um corpo lúteo hemorragico junto. O resultado da biopsia saiu e 7 dias e confirmou que era benigno. A médica disse que poderei engravidar naturalmente, sem problemas... Só estou esperando completar 3 meses após a cirurgia, enqto isso estou tomando ácido fólico e vitamina. Em março, já estarei liberada para os treinos.... Aviso se eu consegui rápido! Mas tenho que fé q tudo dará certo! Quem tem Deus, tem tudo... ele me deu força e me ajudou do começo ao fim! e assim, será com quem crê e tem fé... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê td certo msm!! Boa sorte :)

      Excluir
    2. Poxa, que legal. Sua história me motivou muito, pq estou ainda no pré-operatório. Manda notícias! Feliz por vc!

      Excluir
  74. Olá meninas obrigada pelos relatos daqui que me ajudaram muito a não enlouquecer no pré operatório! rs Hoje fazem 2 dias que fiz a cirurgia, fiz por corte cesária,posso dizer que é muito dolorido principalmente qndo passa os efeitos da morfina que aplicam após a operação.. Dói até para respirar! Como meu teratoma cresceu na ponta do ovário ele foi totalmente preservado! Isso que o tumor tinha 5cm!!! Então tenham fé! O pior é ficar com o problema crescendo dentro de vocês! abs

    ResponderExcluir
  75. retirei um teratoma de 2 cm no ovário direito com 13 anos,graças a aDeus a cirurgia foi bem sucessida e não precisou retirar o meu ovário tbeem...no começo fiquei com muito meda da cirurgia maais graças a Deus ocorreu tudo beem e a cirurgia durou 1:30 hrs

    ResponderExcluir
  76. Bom dia, quando eu tinha 15 anos eu descobrir que estava com uma massa anexial, essa massa crescia dia apos dia, enfim me operei, com uma cirurgia estilo cesaria e retirei quase 2 quilos de massa que estava dentro de mim, junto com esse cisto retirei um lado do meu orvario, hoje descobrir que tenho um teratoma do outro lado do orvario, fiz vários exames, amanha é a minha consulta e acho que terei que me operar novamente, a sensação de inchaço e esta com o meu corpo fora do meu normal me deixa triste, todos vivem perguntando e achando que estou gravida....espero que isso tudo passe de novo.....eu tenho fe que vai passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito triste quando perguntam se estou grávida, pq a minha barriga ficou bem grande, por causa desse cisto, MAS precisamos ter fé que iremos ficar boa com nossa saúde recuperada. Um abraço

      Excluir
  77. Olá, sou Paula, tenho 26 anos, estou com casamento marcado para novembro deste ano e há uma semana atrás descobri que estou com teratoma no ovário esquerdo. O médico falou que eu tenho que tirar o quanto antes, ainda não sei qual será o tipo de cirurgia. estarei compartilhando com vcs. A única coisa que sei é que Deus estará agindo o sobrenatural.

    ResponderExcluir
  78. Olá!!! Irei fazer uma laparotomia, por causa de um cisto no ovário esquerdo que cresceu muito. Estou com medo, mas com fé que esse cisto não irá ocasionar a retirada do meu ovário, pois tenho 26 anos e desejo muito ser mãe. Abraço. p.s. Mandarei notícias!

    ResponderExcluir
  79. Olá,
    No inicio de 2013 após sentir fortes dores no abdome, fui diagnosticada com cisto folicular. O médico pediu que esperasse 3 meses e repetisse a ultrassom, que cistos funcionais geralmente desaparecem sozinhos. Como já fazia uso de anticoncepcional oral, ele recomendou que eu continuasse usando.
    Repeti o exame depois de 5 meses e os cistos havia crescido de 4 para 10cm, mas com características de cisto funcional de conteúdo liquido, paredes regulares e lisas, e com marcadores tumorais normais. Mostrei o resultado a um outro médico, e ele reafirmou que se tratava de um cisto funcional e que ele poderia desaparecer sem cirurgia. Pediu para que esperasse mais 3 meses caso não desaparecesse teria que fazer uma cirurgia para retirado do cisto. Antes deste prazo senti fortes dores acompanhadas de vômito. Ele pediu uma outra ultrassom, e o cisto continuava lá com as mesmas características - de cisto funcional. Após o prazo fiz outra ultrassom o cisto havia crescido pouco mais de 1cm e o volume uns 15ml, mas continuava com as mesmas características. Diante da permanência dos cisto, no ultimo mês de junho (6/2014) realizei uma cirurgia e foi retirado e cisto, o ovário e a trompa esquerda. A biópsia apontou um teratoma maduro, portanto, benigno. o laudo apresentou a presença de tufas de pêlo, comum a esse tipo de cistos. O conteúdo era basicamente liquido, o que confundiu o diagnostico com um cisto funcional. As medita totais do cisto eram em torno de 14X12X3 cm.
    Irei mostrar o resultado da biopsia ao médico na próxima segunda, ele então deverá me falar da conduta e cuidados que devo tomar a partir de agora.
    Tenho 30, solteira e sem filhos. Penso em engravidar um dia, mas confesso que fiquei um pouco pessimista ao ler o depoimento da maioria de vocês sobre a recorrência do teratoma. Como não penso em engravidar logo, esta possibilidade pode ser comprometida. Mas o que é tão angustiante quanto a possibilidade de não poder engravidar, em caso de recorrência e retirado do outro ovário, é de ter uma menopausa precoce, ter que recorrer a reposição hormonal tão nova, em fim.
    Sei que a estatística de recorrência é grande, só me resta torcer para que ele não volte.

    Abraço a todas e força sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força para você, colega. Estou no mesmo processo que vc, mas minha cirurgia será em setembro. Sua cirurgia foi por video ou laparotomia?

      Excluir
    2. A minha foi laparotomia, mas a recuperação foi muito boa. Doeu um pouco só no dia da cirurgia após o efeito da anestesia mas depois não sentir mais dores.
      Estou fazendo uma dieta funcional, pode ajudar, mas não sei dizer se evita a recorrência do teratoma. Tenho SOP e a dieta ajuda muito, diminui bastante a vontade de comer doce e ajuda no equilíbrio hormonal.
      É isso, na falta de alternativa apresentada pela medicina alopata, estou buscando outras alternativas.

      Força para você também e sucesso na sua cirurgia! ;)

      Excluir
    3. Ah, havia dito no primeiro poste (2 de agosto de 2014 18:43), que mostraria o resultado ao meu médico na segunda. Ele me disse que há chances do teratoma aparecer novamente, mas não quer dizer que ele vá voltar com certeza. Segundo ele não existe nenhuma terapia preventiva. Ele me disse para continuar com uso do anticoncepcional oral até que eu quera engravidar.

      Conheço uma pessoa, mas não sabia que tinha passado pelo mesmo problema, que teve teratoma com 30 anos, retirou, o cisto, o ovário e a trompa. Depois disso ela engravidou duas vezes, sendo que a segunda já tinha 42 anos. Hoje ela já está na menopausa e o teratoma não reapareceu.
      Espero que todas nós tenhamos esta mesma sorte!

      Força sempre, abraço a todas!!

      Excluir
    4. Poxa, muito obrigada!!! Agora estou a uma semana de entrar para a bendita cirurgia, a minha será laparotomia também. Eu também tenho SOP, e nunca tive cistos grandes, até que um belo dia comecei a sentir dores e fiz um exame só para tirar a dúvida, pois não tinha nem 6 meses do último e estava tudo ok. Contudo, veio a bomba um cistão de quase 1000 de volume. Todos os exames pré-operatórios deram normais, inclusive os marcadores tumorais(quase chorei de emoção...srsr) Não aguento mais todo mundo perguntando se estou grávida, por causa do tamanho da minha barriga, é o que me dói é que realmente eu queria muito ter um bebê aqui dentro...mas.... Agora quero ficar com minha saúde em dia é o que importa, depois vejo uma forma para me realizar como mãe. Será tudo como Deus quiser. Obrigada por responder. Bjus e Força!!!

      Excluir
  80. Olá!! Meu nome é Alessandra e tenho 33 anos. Acabei de retirar um teratoma do ovário esquerdo, inclusive perdi este ovário e a trompa esquerda. Tenho endometriose avançada e ainda não tenho filhos. Fiz uma laparotomia e estou de repouso (30 dias). Fiz várias untrassons e nunca aparecia nada, apenas os endometriomas que sempre me perseguiram. Daí o médico resolveu pedir uma ressonância magnética, o "bendito" apareceu. É claro que ele já existia, porém devia ser pequeno. Após fazer 3 dias de indução ovular (FIV), acredito que ele tenha se desenvolvido e por isso foi possível visualizá-lo no exame. Bom, agora... filhos... só um milagre mesmo!!!

    ResponderExcluir
  81. Oi! Tenho 23 anos casada e não tenho filhos. A um mês descobrir um teratoma no ovário esquerdo. Tenho muitas duvida, uma delas e se posso tenta engravida antes de tira o cisto. Minha medica desse para que e engravidase retirasse o cisto na cesariana. Mais isso não poderia prejudica o bebe. Sou louca para ter filho. Mi ajudem. Aguardo uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve seguir a orientação da sua médica, se preferir, procure a opinião de outros médicos. Mas já ouvi alguns depoimentos de mulheres que engravidaram com teratoma e o retiraram no parto. Nunca ouvir nada afirmando que o teratoma possa prejudicar o bebê.
      De qualquer forma se se sente insegura, procure a opinião de outro médico. Só não demora muito, pois geralmente os teratomas costuma crescer bastante, ai sim pode haver prejuízos a sua gravidez.

      Abraço, e boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada! vou segui o conselho.

      Novamente obrigada.
      Um abraco.

      Excluir
  82. A dois anos atras a médica me diagnosticou com ovário policístico, fiz um tratamento com remédios durante seis longos meses e quando voltei ao médico me disse que estava tudo bem, continuei tentando engravidar e não consegui... Procurei outro médico e ele pediu a ressonância magnética e fiz... Fato descobri que estava com Teratoma, meu mundo desabou minha vida desmoronou, demorei umas duas semanas para acreditar no que estava acontecendo, hoje marquei um especialista cirurgião para verificar sobre a cirurgia a minha médica disse que ela é inevitável mais até o momento não estou acreditando nisso... Engordei horrores... Sinto muita ânsia de
    vomito, tonturas e fraqueza e a barriga fica inchada o tempo todo sinto vergonha de sair... E o pior é a pergunta você está grávida? Triste história pois tenho 26 anos e nunca pensei passar por isso... Deus está no controle... Alguém pode me dizer por favor que exames tenho que fazer de pré operatório? Quanto tempo fico afastada?

    ResponderExcluir
  83. Olhem isso ai meninas, uma nutricionista me recomendou para de consumir leite, fui buscar estudos que pudesses comprovar a relação entre câncer ou cistos benignos de ovário e consumo de leite:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/11/041129_ovariomtc.shtml

    http://www.youtube.com/watch?v=rVLaBXmH-zU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://portalestarbem.com.br/2013/04/29/os-males-ocultos-do-gluten-na-saude-da-mulher/

      Excluir
  84. Olá gente! Eu já fiz uma postagem anterior no dia 27 de agosto. Minha cirurgia foi no dia 05 de setembro. Após a espera interminável no pré-operatório chegou o dia. Me internei na quinta (04/09) passei pela lavagem intestinal e no dia seguinte logo cedo me levaram para o centro cirúrgico...dei uma choradinha (rsrsr) , mas eu estava com muito medo.
    O médico conversou comigo antes, e disse que o corte seria vertical , por causa do tamanho do cisto. O anestesista se aproximou de mim e conversamos um pouco, ele explicou que seria peridural e raquidiana. Aplicou na veia e me disse que ficaria um pouco tonta e depois na coluna, que nem doeu muito, até porque eu já estava meio grogue. Me colocaram uma sonda para fazer xixi (retiraram no dia seguinte...que alívioooooooo) e eu lembro que gritei "tô menstruada" srsrrs. Depois dei uma apagada de leve e só acordei quando o médico me chamou e disse "acabou, foi tudo bem."
    Um tempo depois, já na sala de recuperação eu senti dor e me pediram para esperar um pouco que me dariam um medicamento e assim fizeram.
    Como a minha cirurgia foi laparotomia exploradora, ou seja de barriga aberta fiquei 4 dias no hospital, e essa foi a pior parte. O corte foi do umbigo até a pélvis. A dificuldade de locomoção é grande.
    Hoje, ainda com os pontos, me sinto cada dia melhor e aliviada de não ver aquela bolota abaixo do meu umbigo. Ah, e antes que eu esqueça perdi um ovário na cirurgia, infelizmente. Só tenho 26 anos, sou casada, sonho com a maternidade e agora quero me recuperar ficar 100% e começar minhas tentativas.
    Queridas, passei por todas as fases do desespero da descoberta até a cirurgia. Enfrentei tudo, inclusive o povo que perguntava se eu estava grávida, os que especulavam que jamais terei um filho, os lamentavam por eu já ter SOP e ainda enfrentar isso e os amigos de VERDADE que deram muita força para lutar por minha saúde. Tenham fé e vamos em frente!!! Depois disso tudo, eu quero é viver e ser feliz!!!!

    ResponderExcluir
  85. Oi gente, também fui diagnosticada hoje com um teratoma de quase 8 cm no meu ovário esquerdo, agora e fazer todos os exames para fazera cirurgia para retirada, a minha preocupação também é com o pós operatório, pois vou abrir a barriga pela quarta vez, porque fiz três cesáreas, gostaria que alguém me respondesse se terei algum problema por conta disso. Beijos a todas e fiquem na fé em Deus!!

    ResponderExcluir
  86. Tenho 33 anos e faz 2 meses que fiz a retirada do ovário e trompa esquerda....Além disso tirei um teraroma tb do ovário direito e um mioma uterino. Estou bastante preocupada pq depois da cirurgia não tive mais relações e não menstruei ainda. Isto é normal??
    Tenho medo de entrar na menopausa premaruramente.
    sonho em ser mãe e ainda não tenho filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem,
      Se tens um ovário, há produção de hormônios, então não entrará em menopausa precoce, pelo menos não por só ter um ovário. Quando fiz minha cirurgia estava menstruada, e sangrei mais ou menos uma semana após a cirurgia. Meu médico disse que era normal porque ele havia manipulado o útero. No mês seguinte menstruei normalmente. Acho que deveria consultar o seu médico, embora, a falta de menstruação pode ser por conta do processo de recuperação do organismo, sua cirurgia , foi recente e tal. Mas procura seu médico, para você ficar mais tranquila.
      Também não tenho filhos, e também retirei o ovário a a trompa esquerda, tenho 30, também penso em ser mãe um dia, mas independente, de poder ou não engravidar, se achar que só serei realizada com um filho, o terei. Além do teratoma, tenho SOP, e desde a adolescência, ouço que algumas mulheres com este problema podem ter dificuldades ou não conseguirem engravidar. Nunca pensei em ser mãe cedo, então, depois de refletir bastante sobre o que é ser mãe, compreendi que ser mãe não se restringi a engravidar. Somos capazes de amar igualmente um filho que não carregamos na barriga, que não parimos, em fim.
      O fantasma que de vez em quando me assusta, é o medo da recorrência do teratoma, ai sim, ter que retirar o outro ovário, e entrar em menopausa precocemente. Estou seguindo as orientações do meu médico, optei também por um tratamento alternativo, e torço muito para que ele não volte no outro ovário.

      Abs, força sempre!

      Excluir
  87. Oi, meu nome é Kátia, tenho 45 anos, já fui casada e nunca quis ter filhos. Hoje fiz exames de marcadores tumorais. Meu cisto é no ovário direito e bem grande. Minha barriga cresceu e minha médica diz que é como se eu estivesse no sexto mês de gravidez. Confesso que fiquei apavorada com a idéia da cirurgia que serei obrigada a fazer, não pela retirada de um ovário (ou dos dois e mais o útero) e sim pelo ato em si, mas aos poucos vou me acalmando. Pretendo fazer o mais breve possível, então será particular. O que está me preocupando um pouco é o pós-operatório, pois como li aqui até agora, é muito diferente para cada mulher. Espero que para mim seja tranquilo. Olha, já enfrentei algumas situações bem pesadas na minha vida, mas nunca foi diretamente com a minha saúde e isso me baqueou.Principalmente pq estava num momento de relativa felicidade e com mil planos para o futuro próximo. Desculpem o desabafo, mas é que cansei um pouco dos amigos quererem sempre dar força ao mesmo tempo que não escutam realmente os meus medos. Bom, voltando ao assunto principal, agradeço ao Google por ter me direcionado a este blog rsrsrs. Acho que precisava escrever pra poder clarear as idéias. Obrigado. Voltarei na próxima semana pra falar sobre o resultado dos exames e o dia da cirurgia (meu maior fantasma!!!). Bjaooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega! Entendo muito vc, procure se acalmar e pense que mesmo que seja difícil isso não vai durar sua vida inteira e logo vc poderá voltar para concluir seus planos com sua saúde 100%. Tenho 27 anos, tenho dois meses de operada. Agora estou ótima, e olhe que minha cirurgia foi no SUS e por laparotomia (foi corte vertical) devido ao tamanho do cisto. Descobri o problema quando fiz uma exame admissional, e era o trabalho que eu sonhava...não teve jeito perdi a vaga, mas salvei um ovário e uma trompa. Fiz todos esses exames vai fazer, fiquei trilouca, chorei horrores, pensei que iria morrer, pensei tantas coisas... Mas enfim, juntei o pouquinho de força que tinha com as pessoas que me amam e enfrentei. Amiga, tudo na vida passa. Já deu deu certo. Mande notícias. Abração e muita Força! p.s. Obrigada colegas dos depoimentos aí embaixo, me fortaleceram muito.

      Excluir
  88. Ola! Tranquilo se você não quer ter filhos... até mesmo se quisesse poderia pois você tem ainda o outro ovário... fiz a retirada do ovário esquerdo aos 24 anos... após isso, aos 28 descobri o mesmo teratoma no ovário direito.. convivi 6 anos com ele (felizmente não cresceu muito), engravidei e agora estou em uma dúvida cruel: tiro o ovário que ainda tenho mas que tem um Teratoma ou espero um pouco mais? o problema é que operando, entrarei em Menopausa aos 36 anos... decisão bem difícil... bjsss

    ResponderExcluir
  89. Olá! bem tive o meu primeiro teratoma com 19 anos descobrir de urgência com 12 centímetros havia torcido 3 vezes fiz por vídeo o medico conseguiu preservar o meu ovário,1 ano e meio depois tive outro no outro ovário em que passei mto mau e acabou torcendo tinha 10x10 500ml e a minha GO conseguiu preservar tbm o ovário os dois eram bastante complexos com septos grosseiros e partes sólidas, com orientação da medica e casada 6 meses depois da cirurgia comecei a tentar engravidar e com 3 meses consegui tive um lindo menino, agora 4 anos depois estou com outro descobri pequeno mas tenho que escolher se tiro ou não o meu ovário, o meu caso é um pouco mais complexo visto que minha família provavelmente tem uma síndrome rara que chama li-fraumeni que causa diversos cânceres inclusive de ovário, então vou fazer o teste genético para vê se herdei a síndrome caso tenho irei retirar os 2, para prevenir. Para as meninas que estão com o teratoma procure bons médicos e não tenham medo de operar é chato mas dos males o menor, perdi minha irmã com leucemia e tenho um irmão com metástases óssea e eles não tiveram essa chance como eu de poder me livrar de um problema. bjss

    ResponderExcluir
  90. Olá Kátia, tudo bem,
    Fiz uma cirurgia de teratoma este ano, ele estava bem grande também, por conta disso o corte foi vertical, com aproximadamente 12 cm. No meu caso, só doeu no dia que fiz a cirurgia, no dia seguinte, parecia que nada havia acorrido, conseguir ir ao banheiro, sentar, óbvio que com um pouco de dificuldades, mas sem dor. A cirurgia em si foi bem rápida, a anestesia foi raquidiana, fiquei acordada ouvindo tudo o que se passava. Quando o médico retirou o teratoma perguntou se eu queria ver, como sou curiosa, quis vê-lo, e particularmente me sentir mais segura ficando acordada. Eu estava bem tranquila no momento da cirurgia. Até então não sabia que era um teraroma, parecia ser um cisto simples, não tinha solidificações, só com o resultado da biopsia que soube que tipo de cisto era. O único componente sólido que tinha era tufos de cabelo. A cicatrização foi rápida e tranquila também. Hoje, 5 meses após a cirurgia, a cicatriz está hipertrófica, mas também tem tratamento para deixá-la mais discreta. E eu particularmente não quero que ela suma por completo, ainda que seja possível. A vejo como uma marca de minha história, de uma fase importante na minha vida, por isso não desejo que ela suma por completo.
    Também me sentir bastante acolhida aqui no blog, me sentir bastante aliviada por poder desabafar e conhecer as experiências de outras mulheres com o mesmo problema que eu.
    Desejo sucesso em sua cirurgia, e força sempre!

    ResponderExcluir
  91. Oi meninas! Eu tenho 21 anos e em julho desse ano retirei um terátoma no ovário esquerdo, o terátoma estava muito grande já havia tomado todo o ovário então esse teve que ser retirado também. A cirurgia foi um pouco demorada, eu tive um choque anafilatico, então a volta da cirurgia foi bem complicada, mas a recuperação foi tranquila, pois a cirurgia foi feita por vídeo. Sem corte e praticamente sem cicatriz. Meu médico me orientou a fazer revisão a cada 6 meses, então devo fazer uma nova ultra-sonografia em janeiro. O problema é q voltei a sentir dor e náuseas, dessa vez também do lado direito. Temo ter q retirar o outro ovário. Meu sonho é ser mãe, mas eu solteira. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Retirei um teratoma em junho deste ano, retirei o cisto e o ovário esquerdo.Nesta semana fiz uma ultrassom de rotina e descobri um novo cisto, acredito que seja um outro teratoma. Irei mostrar o resultado ao médico na próxima sexta. No dia da ultrassom fiquei arrasada, não conseguia parar de chorar. Hoje estou mais tranquila. Espero muito, conseguir preservar o ovário, pois temo uma menopausa precoce/cirúrgica. Também não tenho filhos e também sou solteira, mas como já falei outras vezes por aqui, apesar de ter vontade de gerar um filho, se não conseguir engravidar, adotaria sem problemas. O que me causa muita angustia e medo e a possibilidade de entrar na menopausa aos 30 anos.

      Força sempre e sucesso em nosso tratamento! Abs!

      Excluir
    2. Ah, se está sentido dor e náusea, vai logo ao médico. Fizemos a cirurgia quase na mesma época, no meu caso não sinto nada não porque o cisto tá bem pequeno ainda. Quanto antes procurar o médico melhor. Torço para que suas dores não seja nada, mas caso se confirme o diagnóstico quanto antes fizermos a cirurgia maior a chance de preserva o ovário.

      Excluir
  92. Ola me chamo silvana ,fiz a cirurgia a 3 dias e estou com um sangramento. muito forte .alguem q tirou o teratoma e o ovario sangrou assim pos cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sangra sim, porque os médicos acabam manipulando o útero, por isso é normal sangrar um pouco, mas se persistir procura um médico.

      Excluir
  93. Olá Meninas. Vejo que não é raridade ter teratoma no ovario, Descobri que tenho no ovario direito e do tamanho de uma laranja(grandinho) desde setembro de 2013, hoje marcaram minha cirurgia para o dia 22/12/2014...estou muito nervosa e ansiosa em saber que vou me livrar deste problema! Gostaria de saber como foi o pós operatorio de vcs? Quanto tempo ficaram com os pontos, até pq não queria passar o fim de ano de molho :/ e dou aula em academia, quanto tempo ficaram paradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha recuperação foi rápida e bem tranquila, mas depende de incisão se for laparotomia é mais demorado se for videolaparoscopia é muito mais tranquilo. No meu caso foi laparotomia com corte vertical abaixo do umbigo, fiquei com os pontos 10 dias. Acredito que deverás ficar entre 2 a 3 meses sem poder pegar peso ou fazer exercícos pesados Mas, como disse depende de como vai ser a cirurgia, quanto maior o corte maior o tempo de recuperação. Sucesso em sua cirurgia!

      Excluir
  94. Olá meninas! Tenho 21 anos, moro em Ponta Porã / MS! Aos 20 anos descobri um teratoma. Sempre tive muita ânsia de vômito e muitas dores na barriga, que me levam mês a mês a passar mal, inclusive com diarreia. Vou operar daqui 2 dias, e confesso estar um pouco ansiosa! O meu tem 5cm, e está localizado entre o ovário e o intestino, então se Deus quiser meu ovário será preservado! Fiquei muito feliz em ver que não sou raridade e de poder compartilhar com vocês a situação e ver os relatos de vocês. E como a maioria de vocês, sonho em ser mãe e isso me descabelou quando soube! Que Deus nos abençoe e nos encha de saúde!

    ResponderExcluir
  95. Oiii Meninas tenho 23 anos espero que vocês me ajudem, fiz uma Eco hj e descobri que tenho cistos dermoide nos dois ovários. Se o tratamento é cirúrgico fiko com medo de perder os dois ovários e nao tenho filho ainda e é meu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      O melhor que podes fazer é não deixá-los crescer muito para não comprometer o funcionamento dos seus ovários e você ter que tirá-los.

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Daniela meu nome é Keyla e tenho 19 anos descobri cisto nos dois ovários com 11cm e fiquei apavorada afinal não tenho filhos fiz a cirurgia a videolaparascopia e não precisei retirar os ovários e me sinto muito bem hoje em dia!!

      Excluir
  96. Olá meu nome é Keyla tenho 19 anos moro em Matias Barbosa próximo a Juiz de Fora, e no ano passado descobri cisto nos meus dois ovários me sentia muito mal a barriga crescia,muita cólica,irregularidades e assim procurei uma médica e fiz uma cirurgia eles estavam com 11cm graças a DEUS retirei e permaneci com os meus ovários!!

    ResponderExcluir
  97. Ola Boa Noite que experiência hein, eu descobri que estou com teratoma ovario direito , estou super mega nervosa , mas confiante em Deus vou fazer os exames necessario para ver o tipo de cirurgia.........

    ResponderExcluir
  98. ola´´´meninas eu passei por tudo isso também ,,,hoje venho aquii pra saber se voçessentem alguna dor na região do ovario retirado pq desde que passei pela cirurgia em 2012 q sinto muito dor os medicos falam que nao tenhe nen uma relação com o ovario retirado e uma dor acima do ovario proximo aos rims respostas por favor ja tem 3 anos com essas dores ?????

    ResponderExcluir
  99. Se fizer sexo depois que tirar um cisto ele pode voltar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo!! Pelo que se sabe hoje o teratoma é um cisto congênito de células germinativas. Fazer ou não sexo não vai fazer sumi-lo ou aparece-lo. Agora se ainda está se recuperando da cirurgia e se seu médico recomendou abstinência, é bom dá um tempo até seu corpo se recuperar.

      Excluir
  100. Olá meninas, gostaria de saber de alguma de vocês que tiveram que retirar os dois ovários por conta de teratoma como lidam com a menopausa precoce? Como ficou a vida sexual de vocês? A reposição hormonal é eficaz, diminui/combatem os sintoma da menopausa?

    Já retirei um dos ovários por conta de um teratoma, e infelizmente estou com outro teratoma no outro ovário.

    ResponderExcluir
  101. Olá, meninas.
    Minha experiência com o teratoma não foi muito boa.
    Tenho 25 anos e há 2 meses atrás tive que operar teratoma nos 2 ovários, infelizmente perdi os 2 por conta de uma infecção nos teraromas que tomou conta dos ovários(muito triste).
    Meu médico disse que sou muito nova e que existe possibilidade de regeneração dos ovários, mas sinceramente nunca ouvi relatos sobre isso (gostaria muito que fosse verdade, se alguém souber de algum caso me conte por favor).
    Bom, como ainda está muito recente o meu médico ainda não me passou exames, ele disse que qdo completar 3 meses vai me passar uma bateria pra ver como estou. Não menstruo desde a operação.
    Olha, não vou mentir... perder os 2 ovários é uma situação delicadíssima, ainda mais no meu caso que não tenho filhos. Tenho tomado muito cuidado pra não entrar em depressão, pq as crises de choro são constantes.
    Acredito já estar passando pelos sintomas da menopausa, como ondas de calor, irritabilidade, secura vaginal e diminuição de libido. Ainda vou saber do meu médico se preciso de reposição hormonal. Se pudesse escolher eu optaria por não fazer, pois li em vários sites que pode causar alguns tipos de câncer.
    Bom, eu espero que vc não precise passar por tudo isso, pois a maioria dos médicos conseguem preservar pelo menos um dos ovários.
    Bom, meninas... tomei pra mim que meu dever daqui por diante é orientar as mulheres sobre a importância da transvaginal, pois alguns médicos se contentam apenas com um simples preventivo que não é capaz de detectar esse tipo de problema. Não desejo pra ninguém o que estou passando. Só Deus tem conseguido acalmar meu coração. Sei que meu corpo não é capaz de gerar um bebê, mas para o meu Deus nada é impossível, é através dessa certeza que tenho me mantido firme nos últimos meses.
    Fiquem bem!
    Beijooss :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa te desejo muito força, viu! E obrigada por me responder.

      Eu acabei de completar 31, fiz a cirurgia ano passado, segundo o médico infelizmente não teve como salvar o meu ovário. Seis meses após a cirurgia fiz uma bateria de exames e uma ultrassom que detectou um novo cisto. Como sabia que era recorrente tive certeza que era do mesmo tipo. Mês passado fiz uma ressonância que confirmou o diagnóstico. Ele ainda está bem pequenininho tem cerca de 2 cm. Meu maior medo é a menopausa precoce, não deve ser fácil! Não é quando ocorre de forma natura imagino que de modo abrupto seja bem mais complicado. Por isso estou em busca de um médico que garanta que não retirará o outro ovário.

      Quanto a regeneração do ovário, já ouvir falar sim. Uma amiga de minha mãe teve um endometrioma e teve que retirar parte do ovário e ele se regenerou.
      Na ressonância que fiz, mostrou um ovário reduzido do lado esquerdo, justo o que tinha sido removido completamente na cirurgia que fiz ano passado. Ainda não mostrei o resultado ao médico, por isso também estou com algumas dúvidas em relação a funcionalidade desse possível novo ovário, se há funções endócrinas nele. Creio eu que reprodutiva infelizmente ele não deva ter visto que nós mulheres já nascemos com os óvulos, mas se houver produção de hormônio já é uma grande alívio.

      Estou torcendo para que dê tudo certo para você.

      Forte abraço!!

      Excluir
    2. A ressonância mostrar que tem um ovário pequenininho é uma ótima notícia!!! Vou orar por vc pra que ele produza os hormônios direitinho.
      Vai dar tudo certo com certeza!
      Nesta quinta vou ao médico, com certeza vai me passar exames, fisicamente estou bem, acabei de completar 3 meses de operada. O que tem me preocupado bastante é a tal da menopausa precose, pois como vc também sou nova. Mas Deus sabe de todas as coisas. Estou firme.
      Gostaria de saber mais notícias sua.

      Excluir
    3. Estou torcendo muito por você também!!
      Pensa bem sobre a reposição hormonal, realmente tem um monte de contras, mas ainda eis muito nova. Assim que eu tiver novidades eu falo por aqui. Ouvi falar de uns hormônios bioidenticos que são menos prejudiciais por serem iguais aos produzidos pelo organismo, entretanto são mais caros. Conversa com o seu médico. Abraço!!

      Excluir
    4. Tbm torço muito por vc. Vai dar tudo certo, tenha fé!
      Achei interessantíssimo esses hormônios bioidênticos. Vou conversar com meu médico sim. Em breve farei exames e te mando notícias sobre essa tal menopausa precose (que não será seu caso, com certeza!). Obrigada por entrar em contato, pois não conhecia ninguém com problema parecido até entrar nesse blog. Todas nós precisamos de força! E de alguma forma qdo li esses comentários me senti mais forte por saber que existem várias mulheres guerreiras passando por esse momento difícil, logo, pensei, não posso me deixar abater!
      Força e fé!
      Abraço!

      Excluir
  102. Olá. Tenho 31 anos, sem filhos e descobri um cisto dermoide em cada ovário. Procurei diversos médicos e o único tratamento é a cirurgia. Fiquei apavorada pensando na hipótese de não poder ser mãe...mais como um é menor que o outro os médicos disseram que provavelmente não precisarei retirar os ovários. Tenho fé em Deus que tudo sairá bem.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que consiga manter os seus dois ovários, conversa bem com seu médico sobre isso. Me parece que a maioria dos médicos retira os ovários, mas na maioria das vezes não é necessário, principalmente quando se trata de mulheres jovens.

      Sucesso na cirurgia!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  103. Gente matéria bem legal sobre congelamento do ovário, para posterior gravidez:

    http://yahoo.minhavida.com.br/familia/materias/18653-nasce-primeiro-bebe-gerado-com-ovario-congelado-na-adolescencia-da-mae

    ResponderExcluir
  104. Meninas tenho 5 meses que operei e venho sentindo dores na mesma direção do ovário que retirei... Alguém mais sente dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Estou qse completando 4 meses de operada. As vezes tbm sinto um pouco de dor. Ainda não conversei com meu médico sobre isso, mas essas dúvidas com ele. Acredito que seja normal, mas temos que ter certeza.

      Excluir
    2. Olha tem 1 ano que operei e também sentir algumas "pontada" de vez em quando do lado que tinha retirado o ovário. Mas os exames estão tudo ok. A ressonância apontou um ovário reduzido (que se regenerou, no lugar do outro), de repente pode haver alguma relação em isso.

      Excluir
    3. http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/07/sindrome-dos-ovarios-remanescentes.html

      Excluir
    4. Tbm sinto dores na direção do ovário que foi retirado...
      Mas achei interessante seu ovário se regenerar, esse novo que se regenerou produz hormônios? Gostaria de saber, pois perdi meus 2 ovários a pouco tempo...

      Excluir
    5. Olha este link acima, ele explica, na verdade o ovário não se regenera, parece que se trata da síndrome do ovário persistente, não sei se ocorre também no caso de teratoma isso pode ocorrer, ainda não fui ao médico, assim que for, posto informações sobre isso aqui.

      Excluir
  105. Meninas tenho 5 meses que operei e venho sentindo dores na mesma direção do ovário que retirei... Alguém mais sente dor?

    ResponderExcluir
  106. Meninas tenho 5 meses que operei e venho sentindo dores na mesma direção do ovário que retirei... Alguém mais sente dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sinto as vezes a minha faz 6 meses, minha médica falou q é normal é o corpo se adaptando

      Excluir
  107. Oi meninas me chamo Larissa, tenho 18 anos. Tive um teratoma q foi necessário a retirada do meu ovário direito. Hoje tomo anticoncepcional continuo ,que segundo a médica vai proteger meu outro ovário, como acho q pra maioria minha descoberta foi péssima por ser uma menina ngm me levava a sério, até q quando descobri houveram suspeita até de mioma o que graças A Deus não foi. Meu maior sonho é ser mãe, então me apeguei a Maria, mãe de todas e existe uma oração muito linda chamada Maria passa na frente, que é um pedido pra ela cuidar de tudo q não podemos.. E hoje vivo na minha gino, qualquer dor já estou lá.. E é isso q todas devemos fazer cuidar mais de si ,se tivesse me cuidado mais hj teria os dois ovários,mas a cirurgia é ótima em 15 dias estava ótima

    ResponderExcluir
  108. Ahhhh minha barriga cresceu só de um lado.. E não sentia dor porém dava pra ver quando estava deitada, e mensalmente c a menstruação tinha cólicas terríveis! Hoje tomo gestinol 28 n menstruo mais, e minha dra falou q quando eu desejar ficar gravida eu paro faço acompanhamento com ela e pronto (se Deus quiser será assim) detalhe não posso esquecer nenhum dia! Não posso menstruar pq é bilateral e ovular iria aumentar as chances de ir pro outro

    ResponderExcluir
  109. Tenho 18 anos meu nome e Caroline e descobri a 3anos q tinha um cisto no ovário esquerdo. Só q até então não doía e nem me incomodava, mas de três em três meses fazia exame p vê c não crescia e a um ano atrás descobri q ele tava crescendo. Fikei desesperada Pq ele tinha 9 cm ,não quero engravidar agr pois sou muito nova, mas quando casar com certeza quero um filho, e o medico pediu para mim fazer ressonância para ver c não tinha criado raiz pois c criasse raiz poderia vira cancerígeno. Fikei com muito medo mas graças a Deus não tinha nada. Fiz a cirurgia dia 10 do mês passado aquela por vídeo levei um ponto n umbigo um na barriga e um mais p baixo, minha recuperação foi igual Cesária na verdade ainda estou me recuperando. Mas graças a Deus ocorreu Td bem. Agr o jeito e orar p não volta mais nd. Adorei depoimentos de vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus deu tudo certo.
      Continue acompanhando daqui pra frente, pois teratomas costumam ser bilaterais (nos dois ovários).
      Tive teratoma bilateral, temos que estar sempre alertas porque é um tipo de problema bem silencioso. Apesar da maioria ser benignos, depois que cresce muito ele acaba fazendo com que o ovário faça parte dele, por isso muitas mulheres podem os ovários por conta de teratomas. Todo cuidado é pouco.

      Abraço :-)

      Excluir
  110. Tenho um cisto de 11 centímetros.
    Vou ter que operar, o médico disse que pelo tamanho vou ter que realizar a cesárea.
    Estou com medo tenho 27 anos e não tenho filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm passei por uma cesaria para retirada de dois teratomas. Não fique nervosa, pelo que entendi o cisto é apenas em um ovário, né? Se for, poderá engravidar normalmente apenas com um ovário.
      Boa sorte!

      Excluir
  111. Descobri um agora no ovário direito e não tenho mais o ovário esquerdo e nem tenho filhos ainda,mas a médica me disse que um medicamento anticoncepcional ia diminuir o cisto caso não ,iria precisar operar,tenho fé Deus me cure e não precise de cirurgia

    ResponderExcluir
  112. Descobri um agora no ovário direito e não tenho mais o ovário esquerdo e nem tenho filhos ainda,mas a médica me disse que um medicamento anticoncepcional ia diminuir o cisto caso não ,iria precisar operar,tenho fé Deus me cure e não precise de cirurgia

    ResponderExcluir
  113. Descobri um agora no ovário direito e não tenho mais o ovário esquerdo e nem tenho filhos ainda,mas a médica me disse que um medicamento anticoncepcional ia diminuir o cisto caso não ,iria precisar operar,tenho fé Deus me cure e não precise de cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho 26 anos e tive que tirar os dois ovários. Não tenho filhos.
      No final da cirurgia o médico me disse que havia deixado apenas um pedacinho mínimo de ovário e que talvez um dia eu voltasse a ter período fértil. Sinceramente, na época não levei muita fé no que ele havia me falado. Hoje faz 6 meses que passei por essa operação, passei por momentos difíceis, mas... faz uma semana que minha menstruação desceu depois de tanto tempo. Isso é um bom sinal. O que o médico me disse está acontecendo. Já tenho exames marcados pra saber se realmente poderei engravidar. Mas ele tbm foi bem claro... terei poucas chances, pouco tempo pra tentar porque ele deixou um pedaço muito pequeno, mas estou muito feliz com essa luz no fim do túnel.
      Com certeza sua médica fará o melhor possível.
      Não perca a fé!

      Excluir
    2. Oi Kelli,

      Eu tirei o ovario esquerdo aos 16 anos pois tinha um teratoma de 10cm... No ovario direito eu tb tinha um de 0,9 cm porém preferiram não mexer e pediram somente para eu acompanhar...
      Fui acompanhando então... Fazendo constantemente usg transvaginal etc... Sempre me disseram para tomar o anticoncepcional e continuar acompanhando...(já tive uns 4-6 ginecologista todos diziam o mesmo)
      Agora há estou com 29 anos, fui em um novo gineco que notou, pela primeira vez, que um exame antigo dizia que eu não tinha ovario direito e outro dizia que eu não tinha o esquerdo... Foi ai que ele pediu a ressonancia magnetica...

      Fiz então em Maio a ressonancia e foi constatado que realmente não tenho o ovario esquerdo porém o teratoma do ovario direito já está com 2,5cm tomando quase todo o ovario :/
      Além disso estou com endometriose profunda e que esta pinçando uma parte do intestino...

      Meu medico então disse que mesmo acompanhando durante todos estes anos (13anos) o meu teratoma cresceu de tal maneira que agora provavelmente meu ovario já foi tomado e não poderei ter filhos...ele perguntou se eu queria operar e tirar a endometriose e o ovario... E eu disse que ja que nao vai mudar nada.. Nao iria fazer !

      Fiquei muito mal pois eu sempre acompanhei, sempre tomei todos os anticoncepcionais que diziam que diminuia ( já aprendi que teratoma não diminui ele só para de crescer ou aumenta)

      Enfim, comecei a ir para a psicologa para trabalhar a ideia de que não poderei ser mãe biologica mas quem sabe adotar ou seguir outros rumos na vida... Viajar...ter mtos sobrinhos e afilhados.. Hehe

      Mas uma amiga insistiu que eu procurasse outro medico por causa da endometriose... Foi entao que procurei tal dr.
      Ele me explicou pq eu deveria operar a endometriose e sugeriu que eu fizesse por cirurgia robotica pq sao precisas que existem estudos dizendo que as chances da endometriose voltar com esta cirurgia é de só 5%!
      Mas o que mais me deixou contente foi que ele disse que pode operar o meu teratoma e salvar tecido ovariano mesmo com o teratoma ocupando todo o ovario... É claro que pode ou não dar certo pois primeiro vou fazer o exame do hormonio anti mulleriano para ver como esta a contagem de ovulos e se tem algo a ser preservado... Porém por tudo que tenho escutado e passado esta tecnologia é a unica que encontrei a possibilidade de salvarem um ovario com teratoma...
      Alias qualquer ovario...
      Ele já operou meninas com teratoma bilaterais e salvou os 2 ovarios...
      Procurei referencias, conversei com colegas da minha amiga que operaram com ele e disseram que é isso mesmo!
      É possivel salvar ovarios com teratoma, nem todos precisam ser removidos... Independente do tamanho... Depende mesmo de como esta o seu tecido ovariano...

      Em novembro é a minha cirurgia... Dps venho contar como foi!!!
      Bjos

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ahhh e se sua medica disse que o teratoma vai diminuir ou sumir... Ela esta equivocada, procure outro especialista...

      TERATOMAS NÃO DIMINUEM OU SOMEM nem sozinho nem c remedio...
      É anatomicamente impossivel..
      Se sumir ou diminuir, não é um teratoma...

      Excluir
    6. Cindyfuji onde realizará sua cirurgia? Qual o nome do seu médico? Estou em situação semelhante a sua, já retirei um dos ovários e estou com um teratoma no outro.

      Excluir
    7. Olá Cindyfuji, de onde é o seu médico. Passa o contato dele pra gente.

      Excluir
    8. Gente não consigo comentar aqui... é a Cindyfuji... estou fazendo pelo explore e parece que agora vai.,..

      Meu médico é o Dr. Duarte Miguel Ribeiro. Facil achar ele na Internet
      o Hospital é o São Luiz .
      Ele é um dos unicos que tem equipe para cirurgia por videolaparoscopia assistida por robo como eu citei ai em cima.
      Mas o Kit do Robo custa 10.000,00 que pagarei ao hospital :/ pois nao esta na lista da ANS...
      E além deste problemão, é que o meu convenio Mediservice não quer cobrir os procedimentos que são contemplados no Rol da ANS por isso minha cirurgia foi adiada p/ dezembro =/

      Excluir
    9. O Dr Duarte Miguel tem videos no youtube mas para quem consegue assistir a procedimentos... eu achei esse bem interessante pelas infos que o Dr dá que é tudo o que falei para vocês.

      Que não consegue assistir, muda a pagina e deixa só o audio rolando hehe

      https://www.youtube.com/watch?v=Ml_7uOuafmI

      Cindyfuji

      Excluir
  114. Ola, tenho 34 anos! Faz 15 dias que passei por cirurgia de retirada de teratoma 8 cm, tirando ovário e trompa do lado direito, recuperaçãoé bem dolorida, mas esta dando certo.
    Há dois anos ja vinha fazendo 2 x no ano acompanhamento transvaginal , e já mostrava como cisto , e só aumentando o tamanho no exame cada vez que eu fazia.
    Não sentia dor, médica falava que estava tudo, e não me indicou nenhum tratamento tb, e pensei que estava tudo bem comigo. Em outubro vim fazer outro transvaginal de rotina, e mostrou que estava 6cm e a médica disse que esta tudo bem. Do ano passado para 2015, comecei a sentir dores, me queixei, onde fiz ressonância e constou que tumor já estava 8cm. Fiquei muito nervosa ao saber que precisa fazer cirurgia, sem explicação médica, queria saber o que estava acontecendo comigo, ela me dizia que o cirurgião ia me explicar tudo. Após indo no cirurgião que a medica tinha indicado, era gastro e não ginecologista. Fiquei transtornada, sai do convênio fui procurar médico do SUS , tirar todas as dúvidas e como ia ser a cirurgia. Deus foi tão generoso, que colocou médico profissional bom na minha frente e deu tudo certo!
    Dica, quando tiver dúvidas , sempre ouça outras opiniões, pois tem cada médico hoje que não se importa com a saúde da gente.

    ResponderExcluir
  115. Oi gente, descobri que estou com teratoma nos dois ovarios, um ja esta completamente tomado que o outro esta com alguns tbm, estou totalmente desesperada, tenho 22 anos e quero muito engravidar e meu medico disse que talvez eu tenha que tirar os dois ovarios :'(

    ResponderExcluir
  116. Oi gente, descobri que estou com teratoma nos dois ovarios, um ja esta completamente tomado que o outro esta com alguns tbm, estou totalmente desesperada, tenho 22 anos e quero muito engravidar e meu medico disse que talvez eu tenha que tirar os dois ovarios :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura a opinião de outros médicos. Os especialistas em reprodução humana são mais cautelosos em relação a retirada dos ovários. Boa sorte!! ;)

      Excluir
    2. Procure opinião de outros médicos. É possível preservar pelo menos um pedaço do ovário, foi o que aconteceu comigo. Meu médico deixou um pedaço bem pequeno, mas deixou. Não vou ter uma vida reprodutiva muito duradoura, tenho que aproveitar o tempo que tenho. Mas agradeço a Deus por essa oportunidade de ser mãe.
      Fez 7 meses que operei, fiquei quase 6 meses sem menstruar, fiquei desesperada. Mas, para honra e glória de Deus já menstruei 2 meses certinho. Já estou com planos de engravidar logo.
      Um teratoma estava com 9cm e o outro com 4. Foi um momento difícil, mas Deus teve misericórdia. Tenho 26 anos e ainda não tenho filhos.
      Fique calma e procure outros médicos.
      Abraços!

      Excluir
    3. Procura Dr,. Ricardo Quintarios fiz a cirurgia com ele.

      Excluir
  117. Olá meu nome é thaina e tenho 17 anos bom prefiri desabafar aqui do qie com aminha mae nao queto deixá-la mais nervosa ainda pos ja passei por dias cirirgias no seio e agora estou com um costo 3,8 no ovário direto pois estou muito nervosa quero muito ter filho amo crianças quero muito mesmo mais a minha fé é tao grande e cada dia que passa fica maior eu acredito em deus assim como vcs meninas foi muito bom ter passado aqui pra desabafar e me acalmar bjs meninas fiquem com deus tenho certeza q deus é maior que tudo nessa vida e nao ha fé maior do que fé em deus

    ResponderExcluir
  118. EU SOU Dor eu quero dar graças e eu vou sempre dar graças a drokojie que trouxe de volta o meu marido divórcio que me deixou para seis anos dentro de 48 horas, eu já disse sobre esta última semana, mas eu prometi para sempre informar as pessoas sobre isso a cada fim de semana para que aqueles que não li sobre isso na semana passada vai ler sobre isso esta semana, eu tenho procurado como engravidar e como obter o meu marido divórcio voltar para minha vida porque eu o amo com todo o meu coração, eu poderia não substituí-lo com qualquer corpo, um dia eu estava assistindo a minha televisão quando vi uma senhora dando graças ao pai e dizer ao mundo como ele a ajudou Fiquei tão chocada que eu não podia acreditar, porque eu nunca ensinou que existem poderes que pode trazer casamento de volta perdido, então foi assim que eu decidi entrar em contato com ele também, porque eu realmente preciso do meu marido divórcio de volta, quando eu contato com ele eu disse-lhe tudo e ele me disse para não se preocupar que meu marido divórcio irá certamente estar de volta para mim , no prazo de 48 horas, em primeira eu não podia acreditar, porque eu estava pensando como poderia alguém que tenha ido para seis anos voltar dentro de 48 horas, por isso, então eu decidi assistir e ver, inacreditável dentro do próximo 48 horas eu recebi um telefonema do número desconhecido de modo i escolher a chamada a próxima coisa que eu ouvia era meu maridos voz que ele estava pedindo e implorando-me no telefone que eu deveria perdoá-lo que eu deveria esquecer tudo que aconteceu que ele não sabia o que veio em cima dele, ele não prometeu deixar por qualquer razão, que ele era realmente sinto muito pelo que ele fez, eu estava tão surpreso, porque eu nunca acreditei que isso pudesse acontecer, de modo que era como eu aceito seu pedido de desculpas e, na manhã seguinte, ele voltou para casa para me encontrar e ainda pleiteando me a perdoá-lo eu disse-lhe que está tudo bem que eu o perdoei, foi assim que começou de novo e ele tem Chang, eu prometi a dizer este testemunho na estação de rádio, comentando este testemunho que agora estou grávida, mas ainda bem antes este mês esgote eu prometo dizer isto em estação de rádio e eu vou senhor, muito obrigado much.World por favor, estou implorando as pessoas a tentar ajudar-me agradecer a este homem para mim, ou se você precisar de sua ajuda aqui é o seu endereço de e-mail drokojiehealinghome@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. Pois é! Eu faço exames preventivos, ultrassom vaginal entre outros de 6 em 6 meses e isso não previniu que eu perdesse meu ovário esquerdo com um mioma que nunca mostrou em nenhuma endovaginal, enfim já nem sei mais o que dizer. Continuo me cuidado pois melhor previnir do que remediar. Bjs

    ResponderExcluir
  120. Retirei um teratoma em abril deste ano, fui submetida à laparatomia exploradora, recebi alta após 48 horas. O cisto estava com quase 19cm, perdi o ovário e a trompa direita. A recuperação foi ótima, embora tenha sentido dor nos primeiros 9 dias, acredito que em parte tenha sido por conta do seroma (acúmulo de líquido subcutâneo), que foi "drenado" no momento da retirada dos pontos, saiu bastante líquido, a dor sumiu quase instantaneamente. Sequela apenas a cicatriz, no resto vida normal, graças à Deus.

    ResponderExcluir